quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Encontram-se abertas para as estudantes do município de Guimarães, de 23 até o dia 31 de agosto, as inscrições da Bolsa de Intercâmbio Maria Firmina dos Reis, um projeto pedagógico cultural, que integra as diretrizes de Responsabilidade Social da Via Mundo e da agência argentina EduQuality. O objetivo é resgatar, preservar e visibilizar a vida e obra da primeira romancista brasileira, a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis. Como parceiros do projeto estão a Secretaria de Estado de Educação, a Prefeitura Municipal de Guimarães, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Turismo e Cultura. 

O projeto encaminhará uma estudante quilombola do município de Guimarães para realizar intercâmbio cultural de seis meses em Córdoba, na Argentina. O município maranhense, por sua vez, receberá um (a) estudante da Argentina para intercâmbio cultural. A proposta é que ambos os intercambistas sejam embaixadores de suas culturas nos países receptivos.  Uma reunião na última semana foi realizada entre os parceiros do projeto para anunciar o novo cronograma de Inscrição da Bolsa Maria Firmina dos Reis. Participaram Marcelo Cuestas, da EduQuality, parceiro argentino que enfatizou a importância do projeto. “Será muito importante termos essa troca entre as duas culturas que envolvem a força da mulher na conquista dos seus direitos”. 

A representante da Secretaria de Educação do Estado, Raquel Melo, enfatizou a importância da iniciativa para a formação dos jovens maranhenses como cidadãos do mundo. “E que venham mais bolsas para que possamos fortalecer a cultura da internacionalização no nosso Estado”. 

Participaram ainda o Secretário de Turismo e Cultura de Guimarães, Antônio Marcos, que falou da importância desse projeto. “Um projeto que integra educação e cultura e desperta nos mais jovens o sentimento de pertencimento de sua história”, disse.  Como educadora, Maria Firmina, fundou uma escola mista (para meninos e meninas) no Maranhão, a primeira do estado e uma das primeiras do país, no início da década de 1880.  

Para o diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar, que participou da reunião com outros integrantes da Via Mundo (Ivo Santos e Kyloren Sousa), o projeto foi pensado desde o início de 2021, devido a pandemia, foi adiado. “Concretizar mais esse sonho, demonstra o quanto a equipe Via Mundo, consciente de sua responsabilidade como empresa cidadã, colabora para o resgate, manutenção e disseminação de pessoas importantes pelo seu trabalho e obra literária, como Maria Firmina dos Reis”, afirmou. A poeta, professora, folclorista e primeira romancista brasileira denunciou a condição crítica e o cenário de desigualdade vivido pelos escravizados e pelas mulheres no século XIX. Isso tudo em uma época em que a educação feminina era restrita aos cuidados com a casa e com a família. 

Inscrições para a Bolsa Maria Firmina dos Reis 

Poderão participar estudantes matriculadas no Ensino Médio da rede pública da cidade de Guimarães, onde Maria Firmina dos Reis viveu e contribuiu para a educação, literatura e história da cidade.  A obra de Maria Firmina dos Reis, além de ser reconhecida internacionalmente, resiste ao tempo e precisa seguir influenciando e inspirando novas gerações. 

A escolha da aluna quilombola será por etapas e por meio de concurso de Redação. As inscrições podem ser feitas no link  http://www.viamundo.net/pt/estudar/projeto-maria-firmina-dos-reis. Para se candidatar, a aluna deve: autodeclarar-se negra; ser estudante da rede pública de ensino de Guimarães; cursar o Ensino Médio no ano de 2021; ser residente de uma das comunidades quilombolas integrantes do município de Guimarães; não ter tido experiências de viagem internacional de qualquer natureza. 

Entre os perfis que deverão ser selecionados, importante a candidata demonstrar maturidade, flexibilidade, disciplina, responsabilidade, disposição para se adaptar a uma nova cultura.

Serão cinco etapas o concurso. Na ficha de inscrição, as candidatas terão que responder informações pessoais e anexar documentos e exames médicos. A partir da terceira etapa, a avaliação será feita por meio de trabalhos apresentados sobre a vida e obra de aria Firmina dos Reis. Na etapa subsequente, as candidatas deverão gravar um vídeo falando um pouco de si e de sua vida e sobre Maria Firmina dos Reis. Uma banca examinadora, formada pelos parceiros do projeto, indicará a grande finalista. A previsão é que até o dia 24 de setembro, seja conhecida essa representante da cultura maranhense que vivenciará a experiência em Córdoba. 

A Bolsa Maria Firmina inclui: retirada do passaporte; passagem aérea; seguro Viagem e Saúde; bolsa manutenção - Valor mensal que a candidata precisa ter para suas despesas pessoais; orientação de Boas-Vindas na chegada à Argentina, com introdução à cultura argentina + Atividades e Excursões + City tour em Córdoba; colocação em casa de família anfitriã argentina, com refeições básicas incluídas; matrícula em escola de Ensino Médio (High School) na Argentina; suporte do Escritório Central e de um (a) Coordenador(a) Local da EDUQuality Argentina durante todo o período do Programa, com telefone de emergência 24 horas; suporte da Equipe Via Mundo antes, durante e depois do Programa e reuniões de orientação antes e após o embarque para estudantes e pais/responsáveis na Via Mundo.

Informação: Inspirar Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário