sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Helder Dantas atualizou diretoria sobre situação do empreendimento que é indutor de desenvolvimento para o MA até 2025


SÃO LUÍS - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves recebeu na manhã desta quinta-feira (02.09), na Casa da Indústria, o presidente do Porto São Luís, Helder Dantas que estava acompanhado do gerente de obras, Thomaz Baker e do advogado da empresa portuária, Fabiano Figueiredo. 

O objetivo da reunião foi atualizar a diretoria da FIEMA sobre o estágio atual do empreendimento logístico portuário Terminal de Uso Privado (TUP) Porto São Luís, após o anúncio de reestruturação societária da empresa, que traz a expertise e o capital da Cosan S.A; um dos maiores grupos empresariais brasileiros, que irá expandir sua atuação entrando no setor de mineração, com o escoamento de minério de ferro. 

“O Porto São Luís está sendo concebido para ser um dos mais modernos e eficientes do país, reforçando a vocação da baía de São Marcos como uma das mais importantes regiões exportadoras do Brasil e isso vai sair do papel. Os últimos anos foram dedicados ao processo de licenciamento e reestruturação do ativo. E agora, com a entrada da Cosan S.A, no negócio, o cronograma de investimentos será retomado, e o projeto acelerado para que possa cumprir o seu propósito de geração de muitos empregos e renda para o Estado; priorizando ao máximo a mão de obra e os fornecedores maranhenses, aquecendo de forma real uma ampla cadeia local” declarou o presidente do Porto, Helder Dantas, que prevê o início da operação para 2025.  

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves agradeceu a visita institucional do gestor e ressaltou que esse empreendimento é muito esperado e desejado para alavancar a economia maranhense. “Ressaltamos que o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) estão à disposição para ajudar no que for demandado e destacar que esse empreendimento é importante, interessante e necessário para o Maranhão por trazer benefícios para o Maranhão e gerar novos negócios”, destacou Baldez que apresentou de forma rápida o portfólio de serviços das entidades que pode ser utilizado pelo Porto São Luís. 

A reunião realizada na Casa da Indústria foi acompanhada pelos vice-presidentes executivos da FIEMA, Fábio Nahuz, Claudio Azevedo e Celso Gonçalo, pelo superintendente da FIEMA, Cesar Miranda e pelo 2º tesoureiro da federação, João Batista Rodrigues. 

EMPRESA LOCAL - Os diretores da FIEMA foram unânimes em destacar a necessidade de parceria entre as entidades do Sistema FIEMA para a qualificação profissional da mão de obra local e a importância de contratação das empresas maranhenses para a obra e áreas afins ao projeto portuário.   

“Precisamos utilizar a mão de obra local e as empresas maranhenses nesse grande projeto. Estamos à disposição para atender as demandas do Porto e ser um parceiro. Temos o PDF e já realizamos rodada de negócios com empresas maranhenses de todos os portes e o Porto e isso gerou uma expectativa que precisa ser retomada”, destacou o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, que preside o Conselho Temático de Pequenas e Médias Empresas da FIEMA.  

O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz falou sobre a possibilidade de reativação do projeto Comunidade Ativa e da importância da participação das empresas locais na obra.  

"Temos empresas maranhenses com expertise em grandes obras e quem podem atuar no Porto São Luís. Somos parceiros desde o início desse grande empreendimento e queremos somar com o desenvolvimento e o crescimento econômico do Maranhão", destacou Nahuz. 

O vice-presidente, Cláudio Azevedo disse da importância do gestor do porto trabalhar junto a FIEMA com parcerias e ações em favor da geração de emprego e renda, além de observar os tramites do Plano Diretor de São Luís que é fundamental ser aprovado para se organizar a ocupação do solo dentre outras coisas.  

O presidente do Porto enfatizou que reconhece a boa expertise da FIEMA e do Sistema S na capacitação profissionalizante e que o Porto vai priorizar a geração de empregos locais na fase de obras que deve acontecer a partir de 2022.  

“O Porto São Luís se posiciona como um indutor de desenvolvimento e econômico. Queremos melhorar a qualidade de vida das famílias do nosso entorno e manter uma relação de proximidade e com um forte protagonismo social, promovendo ações próprias e viabilizando outras parcerias, que ajudem a desenvolver a comunidade em geral, e em especial o nosso entorno na região do Cajueiro, além de acelerar o desenvolvimento social e econômico do Maranhão diante das dificuldades impostas pela atual pandemia da Covid19 - que provocou desemprego, ampliação da miséria e estagnação econômica nacional. É preciso um esforço conjunto de todos os atores governamentais e empresariais para viabilizar projetos concretos de geração de emprego, renda, impostos e ações sociais sustentáveis, como o Porto São Luís e ficamos felizes de contar com a parceria da FIEMA nesse cenário”, finalizou Helder Dantas.   

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário