quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Cinco empresas participam do programa de certificação que tem duração de 7 meses

São Luís – O Instituto Euvaldo Lodi, entidade do Sistema FIEMA abre a 4ª turma do Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), com um seminário envolvendo líderes e gestores das empresas Constans Construtora, Fórmula Zero, Joare Contabilidade, Datailha Pesquisas e Consultoria LTDA e D I Logistíca, na noite desta segunda-feira (20). O PROCEM é uma ação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA) em parceria com o IEL e consiste no desenvolvimento de um processo de gestão para qualificar os fornecedores locais a se adequarem aos principais requisitos qualidade. 

Segundo o coordenador do PDF-MA, Carlos Jorge Taborda, a ideia do seminário no início do Programa foi a de apresentar para a gestão das empresas a metodologia de desenvolvimento dos trabalhos que se estenderão por cerca de 7 meses, até chegar ao ponto culminante que é a certificação. “O principal recado é que dá trabalho certificar no PROCEM. Exige dedicação, tempo que é uma coisa escassa para todos dentro das nossas empresas, mas que no final do processo, o resultado é recompensador. O que temos observado em todas essas empresas que procuram o PROCEM é que elas prosperam e conseguem isso porque alcançam uma boa gestão”, revela Carlos. 

O seminário de abertura da 4ª turma, de acordo com a consultora do PDF/MA, Jurema Franco, serviu para conscientizar os líderes das empresas participantes do papel que têm nesse processo até a certificação. 

O PROCEM já possui 20 anos de atuação no estado e tem se preocupado em sempre se reformular conforme as necessidades do mercado com o objetivo de gerar oportunidades e negócios. A coordenadora regional do IEL, Michele Frota, disse ser uma honra participar do PROCEM porque se identifica com a filosofia do Instituto que é promover o desenvolvimento empresarial, agregar valores às empresas, geração de desenvolvimento e competitividade. “A nossa missão aqui é colocar em prática o PROCEM, é ajudá-los nas tarefas operacionais para facilitar o andamento da formação e para que consigam a certificação”, explica Michele. 

CERTIFICAÇÃO – O instrutor do PROCEM, Tadeu Borba, fez uma breve introdução ao programa e esclareceu aos líderes presentes que a certificação é um organismo que não depende da empresa e que precisa de um terceiro agente para atestar que todas as ações e atividades do negócio são verdadeiras. “Isso é importante porque o modelo de certificação é 100% idôneo porque é um terceiro que endossa. Qualquer cliente quando vê esse documento tende a dizer: ‘eu vou comprar porque esse fornecedor não me dará dor de cabeça, não vai atrasar, não vai faltar com suas obrigações’”, aponta Tadeu.  O instrutor ressalta ainda, que o importante é a empresa compreender que a certificação é para o seu cliente no final da história e não para a empresa. O certificado, portanto, é uma garantia de segurança para o cliente que terá o documento comprobatório de que a sua empresa é capaz de realizar as atividades que promete.

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário