quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Prefeito Eduardo Braide participa de solenidade na sede da APAE de São Luís e garantiu continuidade de convênio para entrega de cadeiras de rodas


Setembro Verde é o mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência. E de 21 a 24.09 a APAE de São Luís promove diversas ações alusivas à Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência.

Na abertura da Semana com o tema "Cidadania se faz com Inclusão e Respeito", o Prefeito Eduardo Braide e o Sec. Mun. de Saúde de São Luís Joel Nunes participaram da abertura do evento na sede da entidade, juntamente com o Sec. Mun. Extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga.

O Pres. da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim agradeceu a parceria do Prefeito, que segundo ele sempre foi um forte apoiador da causa da pessoa com deficiência. Na oportunidade, Braide assinou termo aditivo a um convênio já existente com a APAE, para garantir a continuidade da entrega de cadeiras de rodas do tipo tetra para pessoas com deficiência.

“As cadeiras do tipo tetra são imprescindíveis para que tetraplégicos tenham qualidade de vida e mobilidade. Graças a esse apoio da Prefeitura de São Luís, poderemos entregar cerca de 33 equipamentos desse tipo a crianças e adultos por mês. As cadeiras são encomendadas sob medida para cada pessoa, e o custo de produção pode chegar a até R$ 2.500,00 por unidade” explicou o Pres. da APAE de São Luís Vanderlaan Rolim.

Em julho deste ano, o fornecedor informou à APAE que os custos de produção das cadeiras de rodas tetra haviam subido 97%, praticamente dobrando o valor para a aquisição, o que inviabilizou a compra e distribuição do equipamento. Por isso, a APAE solicitou à Prefeitura reajuste no convênio já firmado entre a entidade e o Município, sendo prontamente atendida pela gestão do prefeito Eduardo Braide. 

O secretário Municipal Extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga, destacou que a paralisação da entrega das cadeiras traria muitos prejuízos às pessoas tetraplégicas. “O Centro de Especialidade em Reabilitação da APAE é o único CER municipal e com a pandemia os materiais necessários para a produção dessas cadeiras ficaram muito elevados muito. E a Prefeitura de São Luís, sabendo desta situação, não mediu esforços para evitar a suspensão deste serviço, sendo mais uma ação importante da gestão do prefeito Eduardo Braide para beneficiar as pessoas com deficiência em nossa cidade”, disse. 

“A APAE é uma instituição referência na assistência a pessoas com deficiência e uma parceira da Prefeitura de São Luís no atendimento à população. Por isso, para garantir a continuidade da entrega de cadeiras de rodas para pessoas com tetraplegia, vamos complementar os recursos necessários para a compra e entrega destas cadeiras de rodas. E em parceria com a APAE também vamos ampliar outros serviços para garantir a todos um direito tão importante que é o de inclusão social”, assegurou o prefeito Eduardo Braide. 

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes reforçou que as políticas da gestão do prefeito Eduardo Braide voltadas para as pessoas com deficiência são vistas como prioritárias. O Centro de Especialidade em Reabilitação da APAE (CER APAE) faz a entrega de até 250 cadeiras de rodas de diversos tipos por mês. Por fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS) o CER atende a pacientes de todo o Estado, de modo que os recursos garantidos pela Prefeitura de São Luís vão beneficiar pessoas da capital e demais municípios maranhenses pactuados junto à Saúde Municipal.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário