segunda-feira, 13 de setembro de 2021

No mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde física e mental, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu, no sábado (11), a população e profissionais de saúde no 1º Pedal, na Praça da Lagoa, como parte da ampla programação da campanha Setembro Amarelo. 

A ação da campanha incentiva a promoção do bem-estar e lazer. Este ano a campanha traz o tema “Liberte-se, ame-se. Cuide da sua saúde mental!”, e tem como público-alvo a população, profissionais de saúde, usuários dos serviços de saúde mental, suas famílias e toda a rede de suporte.

“Dentro da programação do Setembro Amarelo, estamos promovendo o 1º Pedal. A ação visa incentivar os bons hábitos de saúde, qualidade de vida, que isso é prevenção para os trabalhadores da saúde que são da linha de frente na pandemia. Por isso, hoje quem pedala são os trabalhadores da saúde mental juntamente com a comunidade local presente”, disse a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Araújo. 

O empresário Jeferson Alves, morador do Renascença, participou do passeio na companhia da filha, Lia Alves, de 9 anos. “Na pandemia retomei um hábito que já tinha, pois acredito que a atividade física ajuda a gente nessa questão do bem-estar”, contou o empresário.

Acompanhada pelo pai, Lia Alves, também aproveitou o passeio. “Eu ando de bicicleta desde os três anos e sempre gosto de vir com o meu pai participar; peço para ele me trazer e aqui é perto da nossa casa”, disse empolgada. 

Para aquecer o corpo dos ciclistas antes do pedal, foi realizada uma sessão de ginástica laboral e dança. Além disso foram ofertados serviços de aferição de pressão, medição de glicemia, orientação nutricional e testes rápidos a quem passasse pelo local. 

“Saímos dos muros do Hospital Nina Rodrigues, trouxemos nossos profissionais para participar dessas atividades e promover esse momento de lazer com eles e para a comunidade local”, destacou a diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Gabrielle Romanhol. 

Programação 

Como parte da programação do Setembro Amarelo, atividades em escolas e ações voltadas para populações específicas como quilombolas e terreiros, bem como rodas de conversa. Além disso, haverá o Seminário Estadual de Prevenção a Automutilação que vai capacitar os profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário