domingo, 24 de outubro de 2021

Os comissários de bordo podem atender com um sorriso, no entanto, a história é outra quando estão fora da vista dos passageiros. Isto porque, talvez, a tripulação de cabine saiba muitas coisas que nós não fazemos ideia, como quão sujos são os assentos. Isto, aliás, é apenas um dos inúmeros segredos que foram revelados. Quando terminar de ler o que eles têm a dizer, é provável que você prefira fazer sua próxima viagem de ônibus.

20. Os comissários de bordo avaliam o que você está vestindo

Mesmo que seja uma longa viagem, não vista camiseta e calça de moletom. Por qual motivo? Bem, esse tipo de traje descontraído pode custar caro nessa ocasião. Uma comissária de bordo chegou a afirmar que a forma como você é tratado em um avião pode depender de quão bem vestido você está.

Em seu livro The Do’s and Don’ts of Flying: A Flight Attendant’s Guide to Airline Travel Secrets, Steffanie Rivers escreveu: "Eu primeiro noto como os passageiros estão vestidos. Algumas pessoas esforçam-se para causar uma boa impressão através de seus trajes. Outras parecem ter agarrado as roupas do chão e corrido de casa". Por fim, ela admite que é mais provável a tripulação ser simpática com as pessoas que estão mais bem arrumadas. Faz sentido, mas não parece muito justo...

19. O botão de chamada pode ser seu inimigo

Sabe aquele botão de chamada? Ele é bastante útil, porém, tenha consideração pelos comissários de bordo antes de pedir seu quarto copo de whisky soda. No mínimo, não aperte o botão repetidas vezes. Esta sensação de poder que as pessoas geralmente têm acaba enfurecendo os membros da tripulação de cabine, ficando encarregados de atender qualquer capricho dos passageiros.

Rivers escreveu em seu livro: "Minha maior implicância é com as pessoas que não param de pedir as coisas. Elas agem como se estivessem em seu próprio avião; tudo é sobre elas. Algumas querem que o atendimento seja imediato, apesar de haver mais outras 100 pessoas a bordo da aeronave".

18. Você realmente precisa desligar seus aparelhos eletrônicos

Não é brincadeira quando os comissários de bordo pedem para que os passageiros desliguem qualquer dispositivo eletrônico. Afinal, isto ajuda de fato a garantir a segurança de todos a bordo. Em seu revelador livro, Rivers acabou com a teoria de que a interferência eletrônica é um mito.

Rivers discorreu: "A comunicação entre o controle de tráfego aéreo e a cabine do piloto pode ser interrompida devido aos sinais emitidos pelos aparelhos eletrônicos - não só de uma pessoa, mas de um conjunto. É importante que os passageiros coloquem os aparelhos no modo avião durante o deslocamento, decolagem e pouso. A segurança deles está em jogo". Lição aprendida!

17. A comida de avião não é nada saudável

Acontece que a comida de avião não é apenas sem gosto. Aparentemente, ela também não faz muito bem à saúde. Isso, claro, de acordo com uma postagem no Reddit feita por um comissário de bordo. Esse indivíduo em questão afirmou: "Mesmo no treinamento, dizem que [as refeições de avião] são nutricionalmente inúteis por causa do teor de sal, açúcar, gordura e carboidratos simples".

Contudo, se você acha que isso é ruim, espere então até ouvir a respeito da bebida! Nessa mesma publicação do Reddit, um sujeito comentou que era piloto e deu uma dica: "Não beba o café. A água vem do sistema de bordo que tem a porta de abastecimento bem ao lado da porta de onde os sanitários são drenados. O sistema de água falha rotineiramente nas análises de Escherichia coli". Eca!

16. Não tente jogar alguma cantada

O educado atendimento e o radiante sorriso destes homens e destas mulheres que trabalham como comissários de bordo não são um pretexto para você se atirar neles. Para esclarecer, eles não estão flertando, somente trabalhando! Ignorar cantadas infelizmente acabou se tornando algo comum à tripulação de cabine. Alguns passageiros, inclusive, até partem para o assédio sexual.

"Os passageiros elogiam-me com frequência", revelou Rivers em seu livro. "Eles dizem que sou bonita ou que tenho um sorriso lindo. Agradeço e pronto". Qualquer um que ache que uma cantada levará a algo mais, já fique sabendo que isso provavelmente não vai acontecer.

15. Alguns comissários de bordo possuem um lugar secreto para dormir

Em 2019, um voo da Qantas, de Nova York a Sydney, bateu o recorde mundial de mais longo voo ininterrupto já feito. Naquela circunstância, 50 tripulantes e passageiros estavam a bordo para uma viagem de 20 horas sem escalas. Entretanto, como os comissários de bordo conseguem descansar em um exaustivo turno desse?

Felizmente, os funcionários não precisam dormir à vista de seus passageiros ou entre as bandejas de refeições usadas. Uma pessoa revelou naquela publicação do Reddit: "Há uma cabine secreta para nós no andar de cima onde podemos tirar um cochilo. Todavia, é só nos voos internacionais".

14. O trabalho é intenso

Viajar pelo mundo todo parece divertido, certo? Bem, não caso você seja um comissário de bordo. Para começar, a programação é uma loucura. Alguém declarou no Reddit: "Podemos trabalhar até oito dias seguidos se todas as rotas de dois setores forem de curta distância. Também, podemos trabalhar em até quatro voos por dia ou operar dois voos de 15 horas em quatro dias. O regulamento define 20 minutos de pausa a cada 12 horas".

Isto, claro, torna quase impossível ter uma vida fora do trabalho. Em 2020, a comissária de bordo Stefany Di Manno Ceccato disse à Best Life que "não estar no controle de seus horários e de sua vida" era uma das coisas mais difíceis sobre seu trabalho. Ela também citou que "trabalhar com pessoas que você não quer estar por perto, ter que lidar com passageiros temperamentais e receber ligações para viagens que surgem de última hora" são uma das piores coisas de sua carreira. Pois é, parece que ser comissário de bordo não é tão bom quanto parecia.

13. Os comissários de bordo não oferecem upgrade

Está tentando seduzir um comissário de bordo para que ele consiga arrumar um assento para você na classe executiva? Sinto muito em decepcionar, no entanto, você está fazendo errado! A tripulação de cabine não tem qualquer autoridade acerca disso. Rivers escreveu: "Eu não sou a pessoa que toma a decisão de organizar um upgrade a alguém - quem faz isso é o agente de aeroporto".

Rivers, porém, oferece algumas boas sugestões para que você consiga a atenção desses funcionários. Mais uma vez, tudo tem a ver com causar uma ótima primeira impressão. Ela explicou: "Eu diria que alguém que se veste profissionalmente tem mais chances de receber um upgrade do que alguém que use jeans e tênis".

12. Inúmeras companhias aéreas não permitem gorjetas

Se um comissário de bordo fez muito por você durante uma viagem, talvez você queira mostrar sua gratidão. Contudo, guarde qualquer moeda ou nota que tiver, afinal, a maioria das companhias aéreas não permite que sua tripulação de cabine receba gorjetas dos passageiros. A propósito, caso você deseje realmente agradecer o homem ou a mulher que o atendeu muito bem, há uma maneira melhor de fazer isso.

Se um comissário de bordo fez muito por você durante uma viagem, talvez você queira mostrar sua gratidão. Contudo, guarde qualquer moeda ou nota que tiver, afinal, a maioria das companhias aéreas não permite que sua tripulação de cabine receba gorjetas dos passageiros. A propósito, caso você deseje realmente agradecer o homem ou a mulher que o atendeu muito bem, há uma maneira melhor de fazer isso.

11. Os requisitos físicos para ser um comissário de bordo estão mais flexíveis

Sabe aquele ar de glamour que ainda envolve os comissários de bordo? Pode ter algo a ver com sua aparência. Antes, as mulheres - exato, eram somente mulheres - precisavam atender diretrizes bastante rigorosas a respeito de seu porte físico. Além disso, elas eram avaliadas negativamente por seu peso ou idade.

Ainda que este tipo de discriminação não seja mais permitido, a aparência ainda é considerada importante pela maioria das grandes companhias aéreas. Rivers escreveu: "Durante o treinamento dos comissários de bordo, enfatizam acerca da aparência e apresentação profissional. Alguns comissários de bordo se esforçam mais do que outros".

10. Os aviões não são tão limpos quanto você pensa

Após cada voo, o interior de um avião será completamente limpo. Entretanto, os níveis de limpeza caem muito rápido a partir do momento em que o primeiro passageiro pisa a bordo. Por essa razão, um usuário do Reddit pediu às pessoas que viajam de avião para que evitem andar sem sapatos ou meias. Caso você ainda não esteja convencido, leia abaixo o que ele tem a dizer.

"Xixi e cocô acontecem por toda parte", o sujeito que dizia ser comissário de bordo revelou no Reddit. "Sinto que presencio esses 'acidentes' com frequência - tanto no assento quanto no [banheiro]. Também, as pessoas tem sangramento nasal ou feridas abertas. Obviamente, quando pousamos, [o avião] será limpo. Todavia, durante o voo, nossos recursos são limitados".

9. Poucas pessoas realmente entram no "Mile High Club"

O "Mile High Club" é um termo em inglês que trata do grupo exclusivo de pessoas que já tiveram relações sexuais durante um voo. Isto, aliás, é uma fantasia para muitos. No entanto, segundo os comissários de bordo, é uma fantasia que poucos realizam. Até porque os minúsculos e apertados banheiros tornam o ato bastante desconfortável e, ao que parece, é fácil saber quando um casal deseja aprontar no avião.

Em seu livro Cruising Attitude: Tales of Crashpads, Crew Drama and Crazy Passengers at 35,000 Feet, a comissária de bordo Heather Poole tratou a respeito desse assunto. Ela relatou: "Normalmente, é a longa fila de pessoas esperando para usar o banheiro que acaba denunciando o que ocorre lá. Nove em cada dez vezes, é um passageiro que pede aos comissários de bordo para intervir. Assim, não é contra a lei entrar para o 'Mile High Club'. Mas é contra a lei desobedecer aos comandos dos membros da tripulação". Ou seja, procure um quarto!

8. Os comissários de bordo não podem deixar o passageiro bêbado

"Um no ar são dois no chão". Esta é a regra sobre servir álcool que os membros da tripulação de cabine seguem em um voo. A verdade é que, embora você possa virar meia dúzia de cervejas tranquilamente antes de ficar bêbado em casa, é provável que esse número seja reduzido pela metade quando estiver no ar.

Dessa forma, o comissário de bordo que ousasse servir muito álcool a você estaria, na realidade, infringindo a lei se você acabasse bêbado. Alguém comentou naquela postagem do Reddit: "É ilegal ficar bêbado em um avião e é ilegal que nós, [comissários de bordo], embebedemos o passageiro. Portanto, se pararmos de servir a bebida, não discuta. Podemos servi-lo mais tarde se você for simpático".

7. Eles não se importam com o local que estão sobrevoando

Em um voo, já pausou seu filme para ver em qual lugar a aeronave estava sobrevoando? Nós também! É interessante saber. Você pode até mesmo ver a altitude em que o avião está, a temperatura a bordo e o tempo estimado da chegada. Porém, caso estes detalhes não estejam disponíveis, não pergunte a um comissário de bordo.

Naquela publicação do Reddit acerca dos segredos dos comissários de bordo, um indivíduo deixou bem claro que essa pergunta em particular é inaceitável entre seus colegas. Inclusive, ele já deixou avisado: "Por favor, não pergunte por onde estamos passando no momento. Eu também não sei e não me importo".

6. Não espere a verdade sobre atrasos

Os comissários de bordo podem não parecer desonestos, contudo, isto não os impede de contar uma ou duas mentiras. Se você quer saber o motivo da sua viagem ter sofrido algum tipo de atraso, por exemplo, vale a pena dar uma olhada em como o clima está lá fora. Provavelmente será algo tão preciso quanto as informações fornecidas pela tripulação de cabine. De qualquer maneira, estes fatos alternativos ocorrem por uma boa razão.

No Reddit, alguém revelou: "Quando as pessoas perguntam o motivo de um atraso, normalmente damos uma resposta boba porque a verdadeira resposta assustaria os passageiros. [Podemos dizer:] 'Temos um pequeno problema técnico, mas os engenheiros de voo já irão solucionar'. Na realidade, entretanto, está havendo um problemão na pressurização da cabine".

5. Os comissários de bordo nunca usarão a maior parte de seu treinamento

O treinamento dos comissários de bordo costuma durar de três a seis semanas. Se formos parar para pensar, nem é tanto tempo. Todavia, será que deveria ser ainda mais curto? Afinal, os comissários de bordo nunca, se tudo der certo, colocarão em prática a maioria das coisas que aprenderam.

Um sujeito resolveu usar números para explicar como todas aquelas informações são pouco necessárias no cotidiano. Ele escreveu naquela postagem do Reddit: "98% de nosso treinamento é para 0,1% do nosso trabalho, o qual esperamos que nunca aconteça... Somos treinados para combater incêndios, tratar emergências médicas, evacuar um avião em tempo recorde e muito mais". De todo modo, é bom saber que eles estão prontos caso qualquer desastre ocorra.

4. Eles fingem mudar a temperatura

Sempre que alguém pedir para aumentar a temperatura da cabine e um comissário de bordo dizer "Sim, claro, imediatamente", fique sabendo que esta resposta é pura encenação. Pois é, mais uma vez eles estão mentindo! A tripulação não tem intenção de deixar o avião aquecer e você ficará enojado quando compreender o porquê.

Um usuário explicou naquela publicação do Reddit: "Quando você nos pede para alterar a temperatura, nós fingimos fazê-lo. Os aviões são geralmente mais frios porque se entrarmos em turbulência, as altas temperaturas aumentaram demais as chances de alguém vomitar. Não faço ideia do motivo". Nossa dica? Leve um casaco extra.

3. Cadáveres podem estar a bordo

De acordo com alguém do Reddit, se você observar uma caixa branca sendo transportada para o compartimento de bagagem de um avião, é provável que haja um cadáver dentro dela. A propósito, isto é bastante comum. Ao que parece, um piloto leva, em média, oito pessoas mortas por ano.

No entanto, quem lida com isso mesmo são os carregadores de bagagens. Um indivíduo que diz ter trabalhado nesse cargo revelou no Reddit: "Dentro da caixa está uma bolsa que contém o corpo. Na maioria das vezes, ela é preta para que você não veja o que há dentro. Não é nada legal quando a caixa se desfaz. Recebi bem pouco para pegar um [cadáver] do chão e colocá-lo de volta em outra caixa".

2. Evite assentos perto do banheiro

A vantagem em estar perto do banheiro durante um voo é que não precisará andar muito se for pego de surpresa. Porém, os contras superam os prós. Para começar, você acabará lidando com uma fila quase interminável de pessoas ao seu redor durante toda a viagem.

Também, há o som praticamente constante da descarga. Contudo, o maior inconveniente de todos está relacionado à manutenção do banheiro. Um sujeito no Reddit afirmou: "Quando dá algum problema no vaso sanitário, os profissionais colocam todas as partes da privada nos assentos próximos". O conselho dele? "Nunca fique perto do banheiro".

1. Os comissários de bordo odeiam que insinuem que são garçons

Os comissários de bordo passam por um programa de treinamento incrivelmente intenso antes de serem admitidos a bordo. Uma pessoa que diz ser membro da tripulação de cabine escreveu no Reddit: "Caso você tenha menos de 90% de aproveitamento em uma avaliação escrita, você é mandado para casa. As cinco semanas que passei no treinamento dos comissários de bordo foram mais difíceis do que os quatro anos que passei para completar a universidade".

Informação: Social 

0 comentários:

Postar um comentário