quinta-feira, 7 de outubro de 2021

4 marcas de cachaças maranhenses estão na exposição 

RECIFE - O Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima), formado pela  Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Sindicato da Industria de bebidas, refrigerantes, água mineral e aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), representa o Maranhão por meio de 4 marcas de cachaças genuinamente maranhenses (Capotira, Baronesa, Vale do Riachão e Reserca do Zito) na maior feira indoor do agronegócio no Norte e Nordeste, o Agrinodeste que acontece até amanhã (8/10) no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Recife. 

Essa é a 28ª edição do Agrinordeste e conta com 290 estandes, que reunirá expositores de 13 estados de variados segmentos de negócios, no Pavilhão de Feiras, promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Sistema OCB e Governo de Pernambuco.  

Além de expor e comercializar as bebidas maranhenses no estande, a programação ainda incluiu uma visita técnica na fábrica da cachaça pernambucana Sanhaçu, que além de ser referência na produção de cachaça orgânica é também grande potencial em desenvolver o turismo rural dentro da propriedade da fábrica, aliando a produção da cachaça com o turismo. 

A proprietária Elk Barreto inclusive já veio ao Maranhão como palestrante do Seminário Estadual da Cachaça Maranhense de Alambique realizado pelo projeto CARTIMA e seus parceiros. O projeto Cartima está representado pela Coordenadora Estadual de Agronegócio e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão, Larissa Leite e pela gestora do projeto Cartima, Oisina Aragão. 

CARTIMA - Iniciado em 2018, o projeto Cartima (Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão) é formado por entidades de classe, instituições governamentais e não governamentais, instituições de ensino e pesquisas e empresários com o objetivo de aperfeiçoar os métodos de produção, a formação de mão de obra, a realização de pesquisas e regulamentos para o setor, a fim de gerar oportunidades de desenvolvimento do mercado de cachaça e tiquira maranhense. 

Em 2020, o Comitê Gestor do projeto – formado pelas instituições FIEMA, SINDIBEBIDAS, SEBRAE E SENAI, renovou o Termo de Cooperação para a gestão e execução até 2022, mantendo os pilares de desenvolvimento – agricultura e meio ambiente, indústria, financeiro e mercado, mas com uma nova estrutura de mensuração de resultados e acompanhamento da evolução nas unidades produtivas no Maranhão. 

“Esse projeto é importante para a cadeia produtiva de bebidas do Maranhão. A FIEMA acredita no potencial do setor e na qualidade dos produtos que a cada ano vem conquistando renomados prêmios nacionais e internacionais. Hoje temos 8 cachaças e 1 tiquira, devidamente registradas e regulamentadas junto aos órgãos competentes”, destacou Cesar Miranda, superintendente da FIEMA. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário