sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O trabalho desenvolvido pelo Senac no Maranhão é capaz de formar muito mais do que profissionais qualificados, mas também pessoas capazes de realizar seus sonhos e alçar voos cada vez mais altos. Foi o que aconteceu com Pâmela Silva, egressa do curso de Garçom da Instituição. A jovem é a representante do Maranhão nas Competições Senac de Educação Profissional 2021, na categoria de Serviços de Restaurante, e possui uma história de superação, autoconhecimento e aprendizado junto ao Senac. Pâmela foi a vencedora da etapa regional da competição em 2019 e, desde esse período, recebeu treinamento no Restaurante Escola do Senac para participar da etapa nacional.

– Por que você escolheu essa profissão?

Eu escolhi essa profissão por ser uma área de grande abrangência, que vem crescendo bastante no mercado, além de me identificar muito com ela. Eu sempre quis a área da educação, porém quando entrei no ramo de alimentos e bebidas eu me vi em um outro momento, em um outro mundo, que também tinha muito a ver com o que eu queria.

– Quais as atividades preferidas dentro da sua área de atuação?

O atendimento. Lidar com clientes e dinâmicas diferentes de serviço é maravilhoso. Então, estar em contato com outras pessoas e poder passar o conhecimento adquirido através do curso é algo que eu sempre gostei demais. Além do atendimento, tem também o serviço de vinhos, que é poder falar sobre o vinho, sobre a sua uva, a região e também a sua harmonização, tudo isso é muito empolgante. Quando eu entrei na competição eu me aprofundei ainda mais nesse assunto, dentre outros, como o sommelier (vinho), o barista (cafés) e o bartender (bebidas), fora as outras habilidades técnicas e tipos de serviços diferenciados.

– O que você sentiu ao ser classificada para a competição?

Eu fiquei mito emocionada, muito feliz mesmo! Foi um sentimento de superação, porque eu comecei do zero em algo que eu não tinha nenhum tipo de conhecimento, fui me destacando ao longo do curso e vencer uma competição para estar representando o meu estado, para mim, foi muita superação. Até hoje eu me emociono quando eu falo.

– Por que participar da Competição Senac é importante para você?

Participar das competições Senac de Educação Profissional é uma grande oportunidade de representar o meu estado e mostrar todas as minhas habilidades técnicas dentro de um padrão de exigência tão grande!

– Qual é a sua história com o Senac?

Minha história com o Senac começou logo quando eu terminei o Ensino Médio. Estava na corrida à procura de emprego ou de algum curso profissionalizante, para tentar entrar no mercado de trabalho e foi então que, em novembro de 2018, por meio de um familiar, eu fiquei sabendo que o Senac estava abrindo vagas de curso pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Até então, eu nunca tinha feito nenhum curso pelo Senac, mas eu sempre soube que era uma instituição de renome e de excelente qualificação profissional. Por isso, me inscrevi no curso de Garçom, que é ministrado no Restaurante Escola do Senac. Eu também nunca havia tido contato com a área de restaurante, bar e todo segmento de alimentos e bebidas, então foi tudo uma grande novidade. Quando entrei no curso fiquei encantada com tudo aquilo.

– Em que aspectos o Senac está sendo importante para o seu crescimento profissional?

Em todos os aspectos o Senac vem sendo muito importante no meu crescimento profissional. E não só o profissional, mas também o crescimento pessoal! Saber que eu desenvolvo técnicas que são aplicadas no mundo todo, é muito importante e muito enriquecedor para a minha área e meu currículo.

– Que dicas você daria para as pessoas que pensam em começar o curso?

A dica que eu tenho para dar é que realmente desfrutem, porque é um privilégio. Ao fazer o curso do Senac, você vai realmente abrir sua mente, abrir o seu leque de informações e conhecimento. Me sinto privilegiada por ter feito esse curso e indico muito para todos os meus amigos e familiares. É muito bom e muito gratificante!

Informação: Senac - MA

0 comentários:

Postar um comentário