sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A solenidade de premiação foi nesta quinta-feira e teve transmissão ao vivo. Trabalhos inscritos foram publicados entre janeiro de 2020 e agosto de 2021.

O Sebrae no Maranhão anunciou na última quinta-feira (11) o resultado da etapa estadual da oitava edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). O anúncio foi feito em uma solenidade no SebraeLab, localizado no Cohafuma. Os vencedores foram os trabalhos publicados no Jornal O Estado do Maranhão - hoje incorporado pelo Portal Imirante.com - e na TV Assembleia.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, o prêmio é o reconhecimento dos profissionais de comunicação que atuam em veículos de comunicação que atuam para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida dos maranhenses, mesmo em tempos de pandemia.

“A imprensa maranhense tem sido fundamental na divulgação de informações sobre o empreendedorismo e sobre assuntos que ajudaram as empresas, de todos os portes, maranhenses e do Brasil, em especial as MPEs, a encontrar soluções em momentos de crise e a passar pela pandemia. É um excelente momento para premiar o esforço que os comunicadores tem feito para dar suporte à sociedade maranhense”, comentou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

JURADOS

O júri estadual do 8º PSJ - formado por gestores e profissionais de comunicação do Sistema S, do mercado e da academia - escolheu os melhores conteúdos jornalísticos veiculados nas mídias tradicionais e nas novas plataformas digitais no Maranhão. 

“Se pensarmos no momento em que essas matérias foram produzidas, um momento de pandemia, que foi muito difícil para todos, e pro jornalismo em particular, principalmente porque enquanto as coisas paravam, os jornalistas não poderiam parar de buscar histórias para

 contar como as pessoas estavam lidando e superando o momento. Outro ponto que é bastante relevante é que o Sebrae deu para os jurados uma tarefa dificílima: julgar o material produzido e inscrito no Prêmio. Tiveram trabalhos muito bons, o que tornou a tarefa difícil de julgar e ao mesmo tempo saborosa por podermos constatar a qualidade da produção jornalística maranhense ao retratar esse momento difícil.  O Sebrae está de parabéns por ter inciativas como essa que estimulam o empreendedor e  a produção jornalística", pontuou Itevaldo Junior,  que é gerente de comunicação do Sistema Fiema, e atuou no 8º PSJ como jurado, junto com as jornalistas Elis Maria Ramos, gerente de Comunicação da mineradora Vale, e Ingrid Assis, que é professora universitária.   

No estado, foram inscritos 26 trabalhos e os vencedores foram classificados como finalistas para a etapa regional, que reunirá os melhores trabalhos de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esta fase é qualificatória para a etapa nacional do 8º PSJ, que reunirá os melhores trabalhos das cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste.

“É um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo empreendedor no Maranhão e no Brasil. Nesta 8ª edição, o PSJ modernizou a estrutura da premiação e modificou suas categorias, de acordo com as novas dinâmicas das Redações. Aqui no Maranhão, os trabalhos inscritos foram analisados com critério, com apoio de profissionais do mercado e da Universidade que atuaram como júri estadual, e vamos para a etapa regional com chances de competir para, quem sabe, passar para etapa nacional”, finalizou a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Maranhão, Raquel Araújo.

VENCEDORES

Na Categoria Texto, o primeiro lugar ficou com jornalista Ribamar Cunha, que escreveu o matéria “MPEs superam os desafios da pandemia com criatividade”, que foi publicada pelo  Jornal O Estado do Maranhão, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do estado e que encerrou sua versão impressa, sendo incorporado pelo Portal Imirante.com.  A matéria foi publicada na edição do dia 28 de agosto de 2021.

“Esse prêmio marca o momento que estou vivendo como profissional. É um último ato no Jornal O Estado do Maranhão, até porque no último dia de trabalho no veículo, foi exatamente o dia que recebi a informação de que eu era finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Então, acabou virando um momento de tristeza e, também, de alegria. É um reconhecimento ao trabalho que fazemos com muita ética, com muito compromisso com a verdade, com a notícia, com a informação de qualidade para levar ao nosso leitor informações precisas e relevantes. No caso dessa matéria, levamos informações sobre como as micro e pequenas empresas reagiram em tempos de pandemia e como superaram esse desafio. Para os jornalistas maranhenses também é importante por estimular a boa produção jornalística”, comentou o vencedor da categoria Texto, Ribamar Cunha.

Os outros dois finalistas foram o jornalista Samartony Martins, que escreveu a matéria “MA ocupa 11ª posição no país em empreendedorismo”, publicada pelo Jornal O Imparcial em 25 de agosto de 2021, e o jornalista José Neto, que escreveu a matéria “Empreendedores apostam no universo on-line para expandir ou criar negócios no Maranhão”, que foi publicada pelo Portal Imirante.com em 17 de julho de 2021. 

VÍDEO

Já na categoria Vídeo o vencedor foi a TV Assembleia com a matéria “Empreendedor investe em negócio de impacto social”, realizada pelo jornalista Fábio Cabral, pelo cinegrafista Fábio Lima e pelo produtor Ângelo Moraes.  Matéria foi veiculada em 13 de agosto de 2021. 

“Para todo jornalista que participa de um prêmio como o Prêmio Sebrae de Jornalismo é um estímulo. Nada melhor do que ser reconhecido pela sua produção, por aquilo que você já faz no seu dia a dia. Eu trabalho em uma emissora pública que em geral não participa de prêmios e, também, não ganha tantos prêmios, o que torna esse reconhecimento ainda mais importante. Além disso tudo, a temática que propomos com a matéria que inscrevemos, que é empreendedorismo com impacto social, torna tudo ainda mais gratificante”, explicou o jornalista Fábio Cabral. 

O outro finalista foi a TV Mirante, com a matéria “Microempresas alavancam a economia no Maranhão”, exibida em 13 de agosto de 2021, que foi realizada pelo jornalistas Flaviane Lopes, Giovanni Spinucci e Olavo Sampaio e o cinegrafista Luiz Alfredo.

Os vencedores das categorias Texto e Vídeo no Maranhão receberam troféus, certificados e Tablets. As categorias Áudio e Foto não tiveram finalistas. 

O Prêmio Sebrae de tornou-se uma referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil, entre 2008 e 2015, e chega à sua oitava edição com mais de 7 mil trabalhos inscritos e 50 matérias premiadas ao longo de suas edições, além do reconhecimento aos jornalistas parceiros dos empreendedores, de norte a sul do país.

Informação: Sebrae - MA

0 comentários:

Postar um comentário