quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Ministério do Turismo participou do 14º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, que acontece até 14 de dezembro

O Ministério do Turismo participou na última terça-feira (09.11) do 14º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro. O evento virtual, que acontece até 14 de dezembro, tem o objetivo de construir diretrizes e ações para a consolidação da gestão costeira no Brasil e promover a importância da preservação ambiental. Veja a programação do Encontro AQUI.

Representando o MTur, a diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo substituta, Rafaela Lehmann, destacou como o turismo - em especial o turismo sustentável - pode ser um vetor para o desenvolvimento das orlas do país.

“O turismo é uma ferramenta de desenvolvimento sustentável porque, além de gerar emprego e renda, estimula a inclusão, promove a valorização sociocultural e a potencialização da sustentabilidade, pois concilia desenvolvimento e preservação. O turismo depende da preservação ambiental dos destinos visto que, se os recursos forem exauridos, os destinos perdem sua atratividade”, ressaltou.

Lehmann comentou que as novas tendências do turismo são favoráveis ao desenvolvimento da costa brasileira, uma vez que os turistas estão cada vez mais conscientes e buscando destinos de natureza, o contato com as comunidades locais, o bem físico e mental, além de vivencias autênticas. “O Brasil tem uma vocação para o turismo de natureza e nós precisamos manter essa competitividade a partir do turismo sustentável e da preservação”, completou.

A diretora substituta destacou ainda que o Ministério do Turismo tem participação ativa nas agendas de desenvolvimento turístico do litoral brasileiro, a exemplo do Projeto Orla. A Pasta participa da Coordenação Nacional do Projeto, que é uma iniciativa voltada ao aprimoramento da gestão e ordenamento das Orlas Federais brasileiras. “O projeto traz diversos benefícios para a atividade turística, como a qualificação urbana e ambiental das praias, além do controle das ocupações das orlas”.

Além disso, o Ministério do Turismo integra o júri do Bandeira Azul, certificação internacional dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. “Este tipo de prática é excepcional para a gente se posicionar como um destino sustentável. O turista que visita o litoral vai encontrar praias preservadas e com todas as prerrogativas de qualidade e acessibilidade”, afirmou. 

“Também atuamos no âmbito do planejamento integrado e da gestão compartilhada, tendo uma integração com outras Pastas, o que evita o desperdício de recursos públicos. Isso também nos ajuda a entender quais são os gargalos, quais são as necessidades de cada município e, dessa forma, podemos criar estratégias para priorizar os investimentos”, finalizou.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário