sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Os estudantes são das escolas SESI/SENAI de São Luís, Rosário, Bacabal e Imperatriz 

SÃO LUÍS – Usando de muita criatividade para falar de um tema sério e que precisa cada vez mais ser discutido dentro e fora da sala de aula: o Bulling. Assim, alunos da rede de educação do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Maranhão participaram e conquistaram os primeiros lugares nas categorias de desenho, frase, redação e vídeo do Concurso Cultural do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas/Canpat , que premiou, nesta quinta (02/12), os vencedores. 

O evento contou com a presença do superintendente regional do Trabalho no Maranhão (SRTb-MA), Álvaro da Assunção Melo Veloso, da 2ª secretária da FIEMA, Leonor de Carvalho, da assessora da Coordenadoria de Educação Tecnológica e de Inovação do SENAI, Luciana Ferreira, que representou o Diretor Regional do SENAI, Raimundo Arruda, da coordenadora de Educação do SESI-MA, Vanda Marli, que representou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, além dos gerentes das escolas, alunos e professores orientadores, dos alunos premiados. 

O superintendente regional do Trabalho no Maranhão (SRTb-MA), Álvaro da Assunção Melo Veloso, destacou que anualmente os acidentes de trabalho vem aumentando e há uma necessidade de uma formação básica nas escolas para mudar essa cultura. “Hoje temos a premiação desses alunos, fruto de uma mobilização muito grande da classe estudantil, foi um tema muito discutido na sociedade. E discutindo hoje esse tema no futuro podemos ter uma outra realidade”, destacou Veloso. 

SENAI – Os alunos do SENAI, Rulio Jordan Barros Borges (São Luís), Davinildo Gonçalves Santos (Rosário) e Kauã Dioni Sousa Silva (Imperatriz), conquistaram, respectivamente, o 2º lugar na categoria redação, 1º lugar e 3º lugar na categoria vídeo do Concurso Cultural. 

Para o aluno do SENAI de Imperatriz, Kahã Dioni Silva, a motivação em participar do concurso foi o bulling. “Muitas pessoas não levam a sério esse tema e tratam com brincadeira, mas sabemos que, na verdade, muitas crianças sofrem com isso e acaba gerando problemas futuros para suas vidas”.    

Davinildo Gonçalves Santos, aluno do curso de Aprendizagem Industrial em Gestão do SENAI de Rosário, ganhador da categoria vídeo, não esconde a surpresa de ganhar o 1º lugar. “Confesso que foi uma grata surpresa, mas tive muita força de vontade juntamente com meus colegas para conquistar esse momento. Mostramos o nosso trabalho e agradeço a equipe por poder discutir esse tema, que ao meu ver, foi muito bacana. Tivemos um grande apoio da nossa instrutora, Josilene Mós”. 

Já Rulio Jordan Borges, do curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo, da modalidade EAD, do SENAI do Monte Castelo, que conquistou o segundo lugar na categoria redação, destacou também, a pertinência do tema. “Esse é um assunto que sempre precisa ser discutido. Eu estou muito contente com o resultado de ter sido premiado, foi gratificante representar o SENAI.  Reforço a importância de se trabalhar mais o tema, não só nas escolas, mas na própria sociedade.” 

A assessora da Coordenadoria de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação, Luciana Ferreira, “ratificou a importância do tema discutido, pois o bullying está presente no nosso cotidiano, e é vivenciado no ambiente escolar, no trabalho, dentre outros, causando baixa autoestima, ansiedade, dificultando nas relações pessoais, na vida em sociedade, afetando a carreira profissional e pessoal. É preciso detectarmos esse comportamento abusivo, para combatermos essa violência nas escolas, formando cidadãos para uma vida laboral e pessoal saudável”. Falou ainda, que o SENAI desenvolve ações no sentido de conscientizar os seus alunos sobre os malefícios causados pelo bullying. 

SESI  - As alunas  Maria Cecília Santos Mendes e Caroline William Gomes Amorim, do SESI de Bacabal, e a aluna Ana Izea Sousa Gama, do SESI de Imperatriz, foram respectivamente, agraciadas com 2º lugar na categoria desenho, 3º lugar na categoria frase e 1º lugar na categoria frase do Concurso Cultural. Todas as alunas foram representadas pela coordenadora de Educação do SESI, Vanda Marli. 

Vale ressaltar que o Concurso Cultural foi realizado em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, evento promovido pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência. Os trabalhos foram inéditos e fizeram referência a temas de segurança e saúde nesse ano abordando o bulling nas escolas. 

A coordenadora do SESI, Vanda Marli, destacou que durante a ação, que durou duas semanas, as escolas provocaram nos alunos a reflexão sobre a temática, que, segundo ela, ainda é muito frequente nas escolas. “Resolvemos abordar o bullying com atividades diversas por entender que esse momento no qual a sociedade passa é necessário trabalharmos com o nosso olhar atento à vida dos nossos alunos que passam por inúmeros conflitos psicológicos nessa fase”.  E completou: “Nossos parabéns a todos os alunos e as professoras do SESI, Itala Régia, Adriana Alencar e Josiane Castro e aos instrutores do SENAI, Sandra Maria Nunes Bastos, Josilene Rocha Mos e Walllison Vieira de Sousa, que foram orientadoras das alunas campeãs.” 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário