segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Ação contou com a caravana da FIEMA e esteve nos povoados quilombolas de Marudá e Oitiua desenvolvendo atendimentos diversos nas áreas de saúde e alimentação saudável   

ALCÂNTARA – A Ação Social “SESI Itinerante” levou ao município de Alcântara atendimento médico, oftalmológico e odontológico, oficinas de alimentação saudável e recreação para a comunidade, numa contribuição do Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), no Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA) e Prefeitura Municipal de Alcântara. 

Nesta 2ª edição, o SESI-MA realizou 560 atendimentos durante os dias 14 e 15 de dezembro, na praça da Matriz e nas duas localidades rurais quilombolas de Marudá e Oitiua. As unidades móveis do SESI são estratégicas para uso em ações de itinerância às comunidades maranhenses distantes. Os veículos são adaptados para a realização de consultas, exames clínicos, oftalmológicos, serviços odontológicos com cozinha completa para as oficinas de alimentação. 

Na comunidade quilombola de Marudá a equipe de trabalho do SESI recebeu a visita do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura e da coordenadora da AEB no Maranhão, Thaís Durans, que foram acompanhar de perto os trabalhos de atendimento ao povoado. 

Para o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, as ações móveis proporcionam maior aproximação com povoados de municípios distantes dos centros. “Muitas vezes, as pessoas carentes não têm condições de se deslocar para os centros das cidades ou mesmo para a capital. As ações móveis permitem que o SESI chegue nesses povoados e preste serviços nas áreas da saúde, odontologia e educação alimentar”, disse Diogo.  

Segundo o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, o Maranhão é um Estado carente e que precisa desse grande suporte da entidade na saúde do povo maranhense. “Temos um grande papel a desempenhar, e as ações móveis nos ajudam a atingir muitos municípios maranhenses”, destacou. 

“Geralmente, o diagnóstico de patologias das pessoas em atendimento médico se dá pela unidade móvel do SESI. Ela é fundamental para atingir localidades longínquas e auxilia no processo de saúde do Estado”, observou a coordenadora de Saúde e Segurança do SESI, Ana Carolina Bandeira. 

João Pedro Pereira, 50, lavrador e morador do povoado de Oitiua, disse que aproveitou a chance para realizar as consultas durante a ação do SESI. “Foi muito boa essa ação porque eu pude conversar com os médicos, controlar minha pressão e saber como estou de saúde”.  

A lavradora, Eliane Melo, 41, priorizou os serviços odontológicos do SESI. “Quando a gente tem uma oportunidade como essa, que vem até a nossa cidade, não tem como não aproveitar”. 

BALANÇO – A 1ª edição da itinerância do SESI em Alcântara, que aconteceu no mês de maio deste ano, alcançou o número de 2.782 atendimentos e mais de 1.100 pessoas foram beneficiadas com serviços oftalmológicos, odontológicos, alimentação e nutrição, oficina de sucos regionais, circuito saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, curso de informática, além de formação continuada para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de educação, em várias habilidades e competências exigidas pela nova BNCC, assim como distribuição de mais de 1500 máscaras de tecido. 

Ana Carolina diz que a expectativa para o novo ano é de continuidade das ações itinerantes com a oferta dos serviços de atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes que moram no interior. De acordo com a coordenadora, aproximadamente 4 mil cidadãos foram atendidos durante as ações itinerantes do sistema só em 2021. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário