segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Entidades da indústria foram pioneiras no Maranhão ao implementar a nova forma de ensino. Cerimônia ocorreu no sábado, 18, no auditório da escola do SESI, na capital.


SÃO LUÍS – O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizaram no último sábado (18) a solenidade de colação de grau dos 151 alunos formandos da Educação Básica do SESI, Articulada com a Educação Profissional do SENAI (EBEP) e da primeira turma do Novo Ensino Médio, iniciada em 2019, da Escola SESI Anna Adelaide Bello, em São Luís.   

Em um ano atípico, marcado por desafios e adaptações ao novo normal imposto pela pandemia, a escola se reinventou para diminuir o impacto na educação dos alunos e para as formaturas, que foram realizadas com divisão por turmas para pais, professores e alunos poderem prestigiar com segurança as solenidades, respeitando todos os protocolos sanitários.   

Ao todo, 151 alunos concluíram o Ensino Médio do SESI juntamente com curso técnico nas áreas de logística, eletrotécnica e TI. As solenidades contaram também com a participação do superintendente regional do SESI, Diogo Lima, da coordenadora de educação do SESI, Vanda Marli, da assessora do EBEP e Ensino Médio do SESI, Neurian Ribeiro, da gestora pedagógica do Ensino Médio do SESI, Maria das Dores Aires e da gerente da unidade, Regina Sodré, além de professores e pais de alunos.  

“É um momento de muito congraçamento e orgulho entre a instituição e seus alunos. Porque vencemos esse momento muito difícil. Temos que entender que o que passou na cabeça desses jovens, nesses dois anos de pandemia, foram sentimentos mais duvidosos possíveis. Se chegariam até aqui, se seus familiares os veriam aqui. E tudo isso foi superação. Vários deles conseguiram bons resultados, inclusive, em seletivos já iniciando as suas vidas profissionais, outros já estão se preparando para as universidades. Temos a certeza de que fizemos o caminho certo, formando líderes, alunos protagonistas e não ensinando apenas conteúdo. Preparamos alunos com competências e habilidades necessárias para enfrentar tanto a vida acadêmica, com o ensino superior, quanto o mercado de trabalho. E isso é o que de melhor pode acontecer a uma instituição, que faz com que sintamos a firmeza e a certeza do dever cumprido”, ressaltou orgulhoso Diogo Lima.   

Quem também não escondeu o orgulho foi a mãe, pedagoga e ex-aluna do SESI, Sandrelle de Sousa. “É uma felicidade incomensurável. Fui aluna da casa e esse momento para mim é muito especial. Tenho um carinho imenso por essa escola, porque a formação pedagógica é de excelência e os profissionais continuam com essa mesma excelência. Tenho orgulho de meu filho estudar aqui, e hoje estou realizando mais um sonho: ele concluir o ensino médio. Foi bem difícil, com a questão da pandemia, mas a gente venceu, e para mim é muito especial. Muito orgulho e tenho prazer de dizer que fui aluna da instituição”, destaca Sandrelle.   

Com convicção, o formando Petrus Gomes da Silva, 17, já sabe que caminho quer seguir. “A gente não sabia muito bem como ia ser esse ano. Foi um milagre a gente se formar. O momento agora é de alegria. Não me imaginava me formando esse ano. Foi difícil, mas eu quero trabalhar, pois tenho um sonho ousado, posso assim dizer: quero, um dia, ser presidente da república”, enfatizou.    

NOVO ENSINO MÉDIO – Uma conquista que vai entrar na história da educação do SESI Maranhão. Esse foi o sentimento que marcou a cerimônia de formatura da primeira turma do Novo Ensino Médio da Rede de Educação SESI no estado. O diferencial que os concluintes do 3º ano D da Escola SESI em São Luís levam para o mercado de trabalho é que, além do diploma da Educação Básica, ofertado pela entidade, é a primeira turma que foi desenvolvida de acordo com o formato do Novo Ensino Médio.    

Todos os trabalhos de ensino-aprendizagem realizados tiveram o objetivo de desenvolver e aprimorar competências e habilidades nos educandos.  Além disso, foi mantido o perfil de educação institucional, ou seja, a integração da Educação Básica com a Educação Profissional.  

A nova experiência de ensino passa a ser obrigatória a partir do próximo ano para todas as escolas da rede pública e privada, conforme alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. E no Brasil, o SESI e o SENAI foram as primeiras instituições a adaptarem seus currículos.   

Entre as novidades, constam a ampliação da carga horária de 2.400 para 3.000 horas totais, a oferta dos itinerários formativos (Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicada) e a Formação Técnica e Profissional.    

PIONEIRISMO DO SESI E SENAI – Enquanto as escolas públicas e privadas têm até 2022 para implementar o Novo Ensino Médio, SESI e SENAI Maranhão saíram na frente e se tornam pioneiros no estado ao implementar a nova forma de ensino. No Maranhão, as entidades trabalham com os itinerários Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Formação Técnica e Profissional. Ao todo, 78 alunos se formaram no Novo Ensino Médio, sendo 38 da Escola SESI São Luís e 40 da Escola SESI Imperatriz, cuja formatura ocorreu no último dia 10.  

A mãe da aluna concluinte e oradora da 1ª turma do Novo Ensino Médio do SESI São Luís, Maria do Espírito Santo Santala, que também foi aluna da rede SESI, era só alegria. Estudante da Escola SESI São Luís desde a Educação Infantil, a filha entra para a história da instituição. “Letícia iniciou no SESI ainda não tinha 3 anos de idade e vemos a desenvoltura dela, conquistada aqui. Fui aluna do SESI e vi excelentes profissionais sendo formados por esta escola. Espero que Letícia seja uma profissional de sucesso na carreira que ela escolheu, a advocacia, e tenho certeza de que as bases para isso já foram construídas por esta instituição”, comentou Maria, que também relembrou das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, por conta da pandemia. “Foram momentos difíceis, mas a escola não mediu esforços para adequar as aulas e garantir o ensino de qualidade”, concluiu.   

Durante o discurso, Letícia Santala da Cruz falou da emoção que é finalizar essa fase de estudos, das aprendizagens e da saudade que vai ficar dos momentos vividos no ambiente escolar. “Esse momento da formatura significa muito para mim, pois eu estudo desde o maternal, construí uma história aqui. Tudo o que sou hoje é graças ao SESI”, declara Letícia com emoção. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário