sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Foi realizado no último dia 30, na Sede da Comunidade Damasiense Progressista - COMDAP, uma reunião de avaliação e planejamento de implantação do Turismo de Base Comunitária no Circuito Quilombos de Guimarães. 

Presentes nesta reunião os representantes das associações de moradores das comunidades quilombolas de Damásio, Caratiua e Cumum. Além do grupo de condutores turísticos locais,  artesãs, e o secretário de cultura e turismo, Antonio Marcos, a consultora do Sebrae em turismo, Flavia Cantalamessa, a  coordenadora do CDC, Marinalva Lopes e coordenadora municipal de Igualdade Racial, Simone Cunha. 

 

Durante a reunião foram destacados os avanços obtidos no trabalho de roteirização turística do Circuito Quilombos de Guimarães, que além das três comunidades quilombolas, pretende envolver também as localidades de Coroatá, Santa Luzia, São Vicente e Porto do Rosário. 

Desde março, quando foram iniciadas as atividades, foi realizado o reconhecimento por parte da consultora do Sebrae, de atrativos turísticos, de atuais e de potenciais empreendedores turísticos da região, oficina de formação de condutores turísticos, cursos de artesanato de fibras de bananeira, buriti e babaçu em parceria com o Senar, colocação de placas decorativas, limpezas de rios, recepção de grupos de turistas, do grupo pão com ovo, do Sesc Turismo, de professores de pós graduação da Ufma e equipe de marketing turístico do Governo do Estado.

  

Enquanto desafios ou próximos passos, ficou estabelecida a criação de uma identidade visual para o circuito quilombola, maior publicização dos empreendedores locais, sinalização turística das localidades, busca do selo quilombola, alavancar a comercialização de artesanatos, dos biscoitos de tapioca e outros produtos associados ao turismo, criação de uma loja de produtos locais. 

O Turismo de Base Comunitária é um modelo de gestão da visitação protagonizado pela comunidade, gerando benefícios coletivos, promovendo a vivência intercultural, a qualidade de vida, a valorização da história e da cultura dessas populações, bem como a utilização sustentável para fins recreativos e educativos, dos recursos naturais das comunidades.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário