quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

25 alunos concluíram etapa do programa que permite ao interessado concluir o Ensino Médio e fazer, ao mesmo tempo, um curso de Qualificação Profissional no SENAI no formato EaD 

ROSÁRIO – No Brasil, 11 milhões de pessoas são analfabetas. São pessoas de 15 anos ou mais que, pelos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não são capazes de ler e escrever nem ao menos um bilhete simples. Segundo levantamento feito a partir da PNAD Contínua 2019  aponta que 51,2% da população, ou 69,5 milhões de pessoas, não concluiu o ensino médio. A pesquisa releva que mais da metade dos adultos com 25 anos ou mais no Brasil não concluiu o ensino médio.  

No Nordeste do país, três em cada cinco adultos não completaram o ensino médio, mais de 60% da população. Na contramão desses dados e desse cenário preocupante, que foram agravados com a pandemia, com o objetivo de favorecer o acesso à educação de qualidade e gratuita àqueles que, por diferentes motivos, não conseguiram terminar o ensino médio, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) concluíram mais uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA Profissionalizante), na cidade de Rosário, mudando a vida de 25 adultos que decidiram voltar a estudar. 

É o caso do auxiliar de gastronomia, Benedito Gonçalves Serra, 50 anos, que representou os formandos, sendo o orador da turma. “Para mim foi gratificante, só tenho a agradecer ao SESI e ao SENAI que abriram as portas para mim e para muitos companheiros que tiveram a oportunidade de completar esse curso. Só tenho que agradecer aos professores e coordenadores que não mediram esforços para nos dar apoio. Era um sonho terminar o ensino médio e aqui tive a oportunidade, não só um ensino médio, mas fazer um curso de qualificação de assistente administrativo no SENAI. E para mim está sendo um sonho realizado. Só agradeço a Deus por essa oportunidade. A pandemia foi um momento difícil que pensamos em até parar, mas o desejo de vencer essa etapa foi maior e hoje chegamos aqui!”, ressaltou Benedito, orgulho pela sua conquista. 

“A educação sempre foi fator principal no desenvolvimento social do país como um todo e a cada ano essa importância vem aumentando seu espaço entre a sociedade que está se preocupando com o seu futuro, particularmente, o futuro profissional. Muitas dificuldades podem ser encontradas por pessoas que não possuem uma boa escolaridade em relação não apenas a cursos técnicos e superiores, mas também uma educação do ensino fundamental e médio que são as bases para o desenvolvimento das etapas seguintes a serem percorridas. Ficamos felizes em contribuir de alguma forma com a conquista desses alunos que agora podem enfrentar o mercado de trabalho com essa etapa vencida”, destacou o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda. 

“Aliada a estes fatores e entendendo a educação como uma chave indispensável para o exercício da cidadania na sociedade contemporânea, a nossa Educação de Jovens e Adultos baseia-se nas matrizes que estabelecem os referenciais de competências, habilidades e objetos do conhecimento para os ensinos fundamental (anos finais) e médio. A Metodologia de Reconhecimento de Saberes sistematiza os conhecimentos que o aluno adquire ao longo da vida. Essa Metodologia, portanto, identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um modelo de educação que promove a formação e a qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento pessoal e profissional e para atender às necessidades da indústria. A educação é a peça-chave na formação de pessoas dinâmicas, autônomas, cooperativas e criativas. Por isso, na EJA, o processo de ensino-aprendizagem, além de preparar o cidadão para interagir na sociedade de maneira consciente, crítica e coerente, também complementa o que já foi aprendido informalmente e abre portas para novas aprendizagens”, destaca o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima.  

A solenidade contou com a presença do presidente da FIEMA, diretor regional do SESI e presidente do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez que parabenizou os alunos e ressaltou que o mercado de trabalho precisa de mão de obra qualificada. 

“Esse é um primeiro passo. Vocês não podem ser acomodados. Vagas de trabalho existem, mas vocês precisam ter vontade e garra para trabalhar e aprender sempre!”, destacou o presidente Baldez.  

A EJA Profissionalizante reúne ações de caráter interinstitucional, mediante a interseção entre o curso de Formação Inicial e Continuada – FIC do SENAI e o Ensino Médio, na modalidade EJA (SESI).  

O curso é uma iniciativa que visa ao atendimento da população com idade mínima de 18 anos, que tenha concluído o Ensino Fundamental e almeje ampliar os estudos, mediante uma proposta educacional que possibilite sistematizar o pensamento e ação no mundo, mediar e ampliar o acesso à cultura letrada e alicerçar as aprendizagens para o pleno exercício da cidadania e qualificação para o trabalho do adulto trabalhador. A carga horária do curso de EJA Profissionalizante é de 1.200 horas para o Ensino Médio (EJA SESI) e de 160 a 220 horas para os cursos de formação inicial e continuada – FIC ((SENAI), a serem cumpridas ao longo de 12 meses letivos, sendo 80% a distância e 20% presencial, com dupla certificação.   

A solenidade aconteceu nas dependências do CEPT SENAI Rosário e contou com a presença do vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, do 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson de Holanda, da diretora da FIEMA, Ana Rute Nunes Mendonça, do superintendente regional do SESI, Diogo Lima, do diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, do prefeito de Rosário, José Nilton Pinheiro Calvet Filho, além da coordenadora de Educação do SESI, Vanda Marli, do gerente da SENAI Rosário, Marcos Coutinho e o corpo técnico do SESI e SENAI.  

A juramentista da turma e vendedora de loja de confecção em Rosário, Jamily Cristine Vieira dos Reis, 19, lembra com orgulho a determinação de vim do centro da cidade para a unidade do SESI/SENAI de bicicleta para as aulas. “Foi um momento de dificuldade e provação, mas hoje só tenho a agradecer a todos que me ajudaram a concluir o meu ensino médio!”. 

Informação: Fiema         

0 comentários:

Postar um comentário