quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Apae de São Luís entrega equipamentos para melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências

Muitos nem sabem, mas o dia 06 de janeiro no Brasil é celebrado o Dia da Gratidão. Segundo pesquisadores, a data faz alusão ao Dia de Reis, quando os Reis Magos chegaram ao local de nascimento de Jesus para visitá-lo. Outros apontam a data como um marco no início de cada ano para celebrar as conquistas e bençãos recebidas, e praticar algo que deveria ser diário, mas acaba sendo até esquecido: o ato de agradecer por tudo o que se é pelo que se tem.

E vale lembrar que os psicólogos são unânimes em afirmar que, praticar a gratidão faz muito bem à saúde mental e física! Entre os diversos benefícios do ato de agradecer está a elevação do humor, que por sua vez melhora a qualidade dos relacionamentos interpessoais, e até ajuda a aumentar a imunidade, afastando males como a depressão.

Já o hábito de reclamar possui o efeito contrário da gratidão. Ele desperta um conjunto de sentimentos ruins, como tristeza, raiva, ansiedade e desesperança. E o mais grave, provoca a elevação da produção do hormônio do estresse, o cortisol, causador de uma série de problemas para o corpo e para a mente. 

E quando a gratidão vem acompanhada de melhoria da qualidade de vida o sentimento de felicidade é ainda mais forte! Como foi para pacientes com deficiências, assistidos pela APAE de São Luís que começaram o ano com vida nova, graças aos equipamentos entregues pela instituição no último mês de dezembro, e que melhoraram muito suas condições de vida cotidiana.

Para o pequeno Messy Silva Trindade, portador de paralisia cerebral, o presente de natal veio em forma da tão sonhada cadeira de rodas especial que ele tanto desejava e que sua família não tinha condições de comprar. Messy e seus familiares receberam do Centro Especializado em Reabilitação CER-III da APAE de São Luís a cadeira de rodas adaptada para pessoa com tetraplegia e ainda, uma cadeira de banho novas. Esses equipamentos além de maior conforto e dignidade ajudaram a dar ao Messy mais qualidade de vida, possibilitando um maior desenvolvimento social graças à facilidade de locomoção agora conquistada. Para esse campeão da superação diária, passear agora é de fato, um direito conquistado.

Outro exemplo de quem está esbanjando gratidão, nesse caso por todos os sons que pode ouvir com mais precisão, é o jovem blogueiro Marcos Vinícius M. dos Santos, conhecido nas redes sociais como Ivo Martins (@ivomartiins). Ele é deficiente auditivo oralizado e paciente da APAE de São Luís. O dinâmico jovem é apaixonado por moda, design de interiores e escritor. Ele é paciente do CER-III da APAE de São Luís desde os 10 anos de idade. E ganhou de presente um aparelho auditivo do tipo Sistema CROS, indicado para pessoas que possuem audição normal de um lado e perda auditiva total do outro lado, o chamado caso de anacusia.

Através do aparelho do Sistema CROS, a pessoa com audição unilateral como no caso do Ivo, consegue ter a percepção espacial de um ouvinte normal, facilitando a escuta em qualquer tipo de ambiente; e evitando a sensação de falta de localização, que é uma das principais queixas de quem sofre esse tipo de perda auditiva.

“Sou muito grato à APAE DE São Luís pelo novo aparelho CROS que ganhei. Fiz os testes e me adaptei super bem. Foi emocionante quando ouvi a minha voz, de forma clara durante os testes. Esse aparelho me proporcionou mais qualidade de vida e me ajuda a desenvolver melhor a minha articulação oral. Sempre fui muito bem acolhido na APAE de São Luís e eu estou muito, muito feliz mesmo” , declarou o jovem que até gravou um vídeo postado nas redes sociais mostrando esse grande dia para ele.

O fornecimento de órtese e prótese e meios auxiliares, assim como de aparelhos auditivos, através do convênio com a SEMUS, fazem parte das ações mensais da APAE de São Luís que transformam vidas, não apenas das pessoas com deficiência assistidas, mas de todas as famílias e da comunidade.

“No ano de 2021 a APAE de São Luís fez a entrega de mais de 1.200 órtese e próteses; e mais de 2.100 cadeiras de rodas e cadeiras de banho. Ver a felicidade de cada um desses beneficiados é nosso maior presente. Eles se sentem gratos pela ajuda que recebem, e nós ficamos ainda mais gratos a todos os nossos parceiros como a SEMUS, e apoiadores em geral, por viabilizarem essas ações. É gratificante ver que a missão da APAE de São Luís está sendo cumprida com eficácia e transparência. Ajudar a melhorar a vida das pessoas com deficiência é a nossa razão de existir” revela o Presidente da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim.

Vale lembrar que a APAE de São Luís também promove a entrega de cestas básicas que são repassadas às famílias assistidas, além de outros tipos de ajuda realizadas por empresas e por pessoas físicas, às quais a entidade apelida carinhosamente de empresas e pessoas “apaixonadas” pela causa da pessoa com deficiência.

Quem quiser fazer qualquer doação, basta procurar a instituição e ingressar nessa corrente solidária do bem. Afinal, praticar a gratidão é também ajudar ao próximo, como essa causa que é tão importante e que visa dar mais dignidade e promover a inclusão social das pessoas com deficiência.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário