sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Reunião foi realizada na Casa da Indústria, nesta quinta-feira, 3  

SÃO LUÍS – Já imaginou comprar energia solar por assinatura, via aplicativo, como o Netflix, e passar a usufruir do serviço na sua residência ou no seu negócio? Tudo do seu celular? Essa é a proposta da empresa Nextron Energia, que está se instalando no Maranhão, cujos empresários estiveram na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) apresentando o serviço aos vice-presidentes executivos da entidade industrial, Luiz Fernando Renner e Celso Gonçalo, e ao diretor da FIEMA e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras, João Batista Rodrigues, na última quinta-feira, 3.  

O negócio da empresa funciona como um marketplace, conectando virtualmente usinas e organizações ou residências, via aplicativo, simplificando o acesso à energia solar com a solução digital. “A nossa empresa consegue democratizar o acesso à energia solar através de um modelo 100% digital, onde você não precisa instalar a placa solar local, não precisa fazer investimento nenhum, e ao mesmo tempo, consegue ter o benefício da energia renovável com desconto na conta, todo mês, diminuindo o seu custo de energia”, explicou Ivo de Oliveira Pitangui, fundador da Nextron Energia, que veio acompanhado do também fundador Roberto Hashioka, e dos sócios locais da empresa, Marcus e Gabriel Sarney.

 

O serviço é direcionado a clientes residenciais, industriais, comerciais e de propriedades rurais, que consomem a partir de R$ 250,00 por mês, em baixa tensão, e prevê um desconto de 10% a 20% na tarifa paga normalmente à empresa distribuidora 

Para Luiz Fernando Renner, da FIEMA, é interessante para o empresariado conhecer a proposta, que parte da geração de energias renováveis e gera um desconto significativo, não só para o consumidor residencial como para o setor industrial.  

“É uma proposta interessante, porque nós temos uma das energias mais caras do Brasil, sendo um dos estados mais pobres da federação, então, qualquer benefício que venha para as contas de energia, não só individual como industrial, é benéfico, a gente tem que aplaudir a iniciativa desses empresários e torcer para que sejam bem sucedidos na sua incursão aqui no Maranhão”, afirmou o vice-presidente executivo, que aguarda uma formalização da empresa para uma nova apresentação aos associados dos sindicatos e federação. “Resta saber, ainda, qual vai ser o tamanho da disponibilidade de energia e as condições que eles terão para comercializar”. 

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS – Renner também destacou que, desde a sua criação, o Grupo de Trabalho da FIEMA, "Pensar O Maranhão", promove discussões frequentes sobre energias renováveis, em suas mais variadas possibilidades. Além disso, indústria sustentável será o tema central da Expo Indústria Maranhão, feira que será promovida pelo Sistema FIEMA em maio deste ano. 

"Hoje, o GT Pensar o Maranhão discute quase que diuturnamente essa questão da energia renovável. Nós estamos, hoje, na dependência muito grande do mapa eólico e solar que está sendo elaborado pela Universidade Federal do Maranhão, com patrocínio da Equatorial. Temos também o atlas eólico e solar que deverá ser disponibilizado pelas federações de indústrias do Nordeste do país. É um projeto mais amplo, que engloba a análise da potencialidade dessa energia renovável de toda a região Nordeste. Então, nós vamos ter dois documentos substanciais, que vão ajudar o setor empresarial a decidir melhor seus investimentos nesse segmento". 

O vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, destacou, durante a visita da empresa, que o mercado para energias renováveis está em alta, e que as contribuições para reduzir os gastos dos empresários com energia elétrica são bem-vindas, especialmente, neste período de pandemia. “Algumas empresas têm nos procurado, aqui na Federação, com iniciativas nesse sentido, promovendo negócios com o conceito de tecnologia limpa, o que é a tendência para o futuro, os negócios precisam ser mais sustentáveis e com foco, também, no desenvolvimento ambiental”. 

O fundador da Nextron Energia pontuou, ainda, o potencial de terras e sol abundante do Maranhão para investimentos em energia renováveis, especialmente a solar. “O preço da energia, especialmente, aqui no Maranhão, é um preço muito alto, representa uma porcentagem muito alta no custo operacional do comércio, da indústria. Então, a gente consegue proporcionar uma economia relevante, o empresário consegue usar essa economia para reinvestir na própria empresa, melhorar a produtividade da empresa como um todo e ter um negócio mais sustentável”, disse. Pitangui acrescentou que a plataforma da empresa é simples, não cobra fidelidade, e quer alcançar o empresário que não tem como fazer investimentos ou que não tem acesso ao crédito. 

“Com a tecnologia, a gente consegue simplificar ao máximo toda a experiência do usuário, que começa desde a entrada na nossa comunidade solar, com uma adesão 100% digital, sem fidelidade, é um produto de assinatura solar, que nem o Netflix. Então, você consegue assinar em 5 cliques, já entrar na nossa plataforma e assim que a usina da sua região conectar, você consegue começar a perceber o desconto mensal na sua fatura de energia”.    

Informação: Fiema   

0 comentários:

Postar um comentário