sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) realizou nesta quinta-feira (3), a Missão Empresarial ao Porto do Itaqui, reunindo representantes da classe empresarial das cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz.

A comitiva formada por empresários e presidentes de sindicatos filiados à Fecomércio-MA, foi recebida pela equipe de gestores da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, para debaterem sobre a relação do porto com São Luís, movimentação de contêineres com foco no abastecimento de itens essenciais ao estado, desenvolvimento e prospecção de fornecedores, além de temáticas voltadas ao papel do Complexo Portuário no estímulo e fortalecimento da cadeia produtiva local e da região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

O vice-presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó, destacou a importância da missão empresarial ao porto público maranhense para estreitar o relacionamento junto à classe comercial. “Ao conhecer de perto o Porto do Itaqui, pudemos ver o quanto ele cresceu e se tornou um complexo industrial com toda sua logística, sendo, hoje, fundamental para o fortalecimento econômico do nosso estado,” destaca.

Missão empresarial na pauta

Durante o encontro com os empresários, o staff da Emap, formado pelos gestores Arthur Thiago - diretor de Administração e Finanças, Luciana Kuzolitz – gerente de Planejamento e Negócios, Afrânio Weber Filho – do setor de Planejamento e Negócios, realizou palestras institucionais com o objetivo de destacar os principais investimentos que fizeram do Itaqui um dos portos públicos que mais cresceram em movimentação de cargas, a partir de um aporte de quase R$ 2 bilhões durante os últimos anos.

A equipe de empresários, além de visitar a área primária do porto, também pôde debater junto aos dirigentes da Emap sobre as principais características do complexo portuário; entrega de importantes obras como a segunda fase do Terminal de Grão (Tegram) e do Berço 99 (com previsão para ser inaugurado ainda este ano); hub regional e nacional nas operações de distribuição de combustíveis; movimentação de grãos; comércio local e exterior; editais e trâmites de licitação para contrato de serviços empresariais, entre outros.

A gerente de Planejamento e Negócios da Emap, Luciana Kuzolitz, avaliou este início de diálogo da classe empresarial local com o porto, no sentido de entender melhor sua gestão, estrutura e importância para o setor comercial.

“O conhecimento das vantagens da utilização da logística marítima pelos comerciantes, bem com as oportunidades de fornecimento de bens e serviços à Comunidade Portuária, é essencial ao bom aproveitamento do crescimento dos negócios industriais, portuários e logísticos que estão acontecendo na região. O Porto do Itaqui, ciente do seu importante papel no fomento destes negócios, trabalha não só na viabilização dos projetos estruturantes de commodities, mas subsidia operações de contêineres para atendimento das diversas cadeias existentes, além de contar com uma linha de serviços regulares de contêineres, permitindo a comercialização de produtos no mercado nacional e internacional”, finalizou.  

Informação: Fecomércio-MA

0 comentários:

Postar um comentário