quinta-feira, 19 de maio de 2022

Ação integra uma das atividades pensadas para comemorar Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano

Esse ano, o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano comemorado oficialmente na data de 19 de maio, traz como tema “Doação de Leite Humano: Gotas de Amor, para um mundo melhor!" A data é escolhida para conscientizar e sensibilizar a população para o tema, uma vez que a doação do leite materno é fundamental para salvar a vida dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva.

O chefe da Obstetrícia, Antônio Leonardo Rosa, explica a importância da escolha de um dia para celebrar o tema da doação de leite “A instituição dessa data foi estabelecida através de lei federal 13.227 de 28 de dezembro de 2015. A finalidade de termos este marco legal no calendário é na verdade um reconhecimento deste produto, o leite humano é um produto único, insubstituível e capaz de promover a saúde e o desenvolvimento adequado dos bebês, permitindo que a criança cresça de uma forma mais saudável. Tanto que já se reconheceu através de trabalhos científicos que ele pode ser um importante fator na diminuição da mortalidade infantil em até 13%”.

Em alusão à data, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) realizou na tarde desta terça-feira, 17, uma blitz nos corredores da Unidade Materno Infantil para sensibilizar as puérperas (mulher que deu à luz a pouco tempo) para despertarem a atenção para o gesto da doação de leite. Elas receberam laços de leite e folders educativos com informações que explicam como é o processo da doação, com esclarecimento de dúvidas, indicação de como solicitar a coleta domiciliar do leite doado, entre outros.

Durante a ação, profissionais e residentes ao som de muita música percorreram os leitos e ambulatórios levando informação de uma forma descontraída. Antônio Leonardo reforça o objetivo de ocasiões como essa “A finalidade desse momento é estimular a doação do leite materno, promover debates acerca da importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e divulgar os bancos de leite humano, a exemplo do nosso que possui profissionais muito preparados para atender as mulheres lactantes, organizar e realizar a coleta, processamento, armazenamento e distribuição deste produto tão especial, doado com tanto amor.”

Para além dessa atividade, durante a Semana Nacional de Doação de Leite, que está acontecendo de 16 a 20 de maio, terá também a entrega de brincos em formatos de gotas de leite para as mães doadoras, como forma de agradecimento pela dedicação e disponibilidade em ajudar em uma causa tão importante. A campanha está sendo intensificada também nas redes sociais do hospital, por meio de postagens lúdicas e divertidas.

Além de amamentar seu próprio filho, muitas mães possuem condições de doar o leite que excede. Essa atitude pode beneficiar os recém-nascidos que se encontram internados na UTI neo do hospital e alguns que não podem receber o leite de suas mães e por isso precisam também do leite materno para aumentar as chances de sobrevida, pois o leite materno é o melhor alimento que ele pode receber.

Cerca de 39 mães doadoras estão cadastradas atualmente no banco de dados do BLH. Esse número é variável dependendo da época e também pelo tipo de doadora. A média de volume doado no mês de abril foi de 1.794ml/dia. A necessidade de leite por recém-nascido prematuro é de 240 m/dia, portanto, para uma cobertura de 50% dos 39 leitos é necessária uma doação de 5.472 ml/dia, considerando 20% de perdas.

“Nosso estoque de leite ainda é limitado, consumido muito rapidamente. Precisamos renová-lo diariamente e para isto contamos com dedicadas doadoras que nos permitem dar o aporte de leite aos bebês que tanto necessitam em nosso hospital. Por isso precisamos sempre captar novas doadoras, para não interrompermos este que é um trabalho tão essencial e constante. Com o envolvimento e a participação de todos teremos sucesso em aumentar o nosso número de doadoras do Banco de Leite do HU-UFMA, contamos com todos” pontua o chefe da Obstetrícia, Antônio Leonardo.

Quem pode doar?

Toda mãe que amamenta é uma possível doadora, desde que:

• Esteja saudável; 

• Tenha leite suficiente para seu bebê e para doação;

• Não esteja fazendo uso de medicação de uso contínuo (exceto vitaminas);

• Não seja portadora de HIV.


Banco de Leite do HU-UFMA 

O BLH do hospital da UFMA é localizado na Unidade Materno Infantil e conta com uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê. O serviço realiza também coleta domiciliar.

A estrutura do BLH é formada por sala de processamento e pasteurização do leite, consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês.


Curiosidade:

1litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia!


Confira os contatos do Banco de Leite Humano:

(98) 2109-1178 (telefone)

(98) 99163-6833 (Whatsapp)

Informação: HU-UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário