terça-feira, 10 de maio de 2022

Depois de dois anos de interrupção em virtude da pandemia ocasionada pela covid-19, o governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (10), em coletiva de imprensa no auditório do Palácio dos Leões, a programação oficial para o São João 2022 no Maranhão. Participaram o governador Carlos Brandão; os secretários de Estado da Cultura, Paulo Victor; e do Turismo, Paulo Matos.

Para o secretário Paulo Victor, o que vai fazer do São João 2022 o maior do Brasil não se refere apenas ao evento cultural em si, mas também à geração de renda por meio do programa Mais Renda, de iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

"Teremos espaço para o Mais Renda. Temos 20 arraiais oficiais, mas também teremos apoio a todos os bairros, aos Vivas, comunidades, igrejas, e em cada espaço contribuirá para a ativação da economia em massa. Outro ponto diferencial é conseguir pagar 30% do cachê adiantado. A gente pode achar que não é muito, mas para quem está lá na ponta isso é demais", avaliou Paulo Victor.  

Uma das iniciativas para impulsionar a economia durante o São João e fortalecer a rota do turismo com aviações regionais, o governador Carlos Brandão disse que será feita uma programação de redução do ICMS.

"Nós vamos fazer uma redução de ICMS do querosene, para que haja menos imposto sobre o combustível. Isso para fortalecer essa rota, puxando o turista cativo de Fortaleza para ir até Jericoacoara, mas por que não ir a Barreirinhas, a São Luís", informou.

Para o recebimento de turistas durante o evento, o secretário Paulo Matos também comentou sobre o otimismo na rede hoteleira.

“O setor hoteleiro está muito otimista. A expectativa é de lotação de 100% na rede hoteleira ou próximo disso. Só no modal aéreo teremos 450 mil visitantes em São Luís. E eu tenho convicção de que esse turista será muito bem recebido”, disse o secretário Matos.

Programação  

Com o slogan o “Maior São João do Brasil”, serão mais de 500 atrações ao longo de dois meses, em datas específicas, com arraiais distribuídos na praça Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.  

Os festejos juninos, que praticamente já iniciaram no dia 1º de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray, com o Maranhão de Reencontros, terão programação oficial a partir do próximo dia 28 e vai até 31 de julho, de quinta a domingo para a maioria dos arraiais. No entanto, na véspera da abertura, dia 27 (última sexta-feira de maio) acontece um cortejo. O público evangélico também será contemplado, com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, dias 1° e 2 de julho.  

Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho. O Maior São João do Brasil conta com apoio cultural dos Supermercados Mateus e da Equatorial Energia.    

Apoio da equipe de Governo

O governo do Estado dará todo o suporte para o pleno desenvolvimento do São João 2022 por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) - doação de matracas e outros; Secretaria de Estado do Turismo (Setur) - apoio na organização e disponibilização de serviços; Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP) - segurança; Secretaria de Comunicação Social (Secom) - apoio na divulgação do evento; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) - equipamentos do programa Mais Renda; Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) - disponibilização de intérpretes de libras.  

Credenciamento para barracas de alimentos

Depois das inscrições para o credenciamento de artistas que pleiteiam participar da programação oficial do São João 2022 – os selecionados receberão 30% de adiantamento do cachê –, com prazo que teve prorrogação até o dia 29 de abril, foi aberto nessa segunda-feira (9) o credenciamento e seleção de candidatos para a cessão de ponto fixo em barracas de alimentos nos arraiais do circuito oficial do São João do Maranhão. De acordo com o edital, os interessados terão até o dia 13 de maio para se inscrever, das 9h às 17h, presencialmente, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), na Avenida dos Holandeses, nº 1803, no bairro São Marcos, em São Luís.

Maranhão de Reencontros

O Maranhão de Reencontros é uma prévia do São João 2022, que está acontecendo todos os domingos na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen. O evento, que iniciou dia 1º de maio e realizou a segunda edição no último dia 8 – especial do Dia das Mães –, tem recebido nomes expressivos da cultura maranhense, como Cacuriá de Dona Teté, Mano Borges, Boi de Morros, Pão com Ovo, Companhia Barrica e Boi de Nina Rodrigues. A terceira edição acontece neste domingo (15), sempre a partir das 17h.  

Também estiveram presentes na coletiva os secretários Tiago Fernandes (SES); coronel Silvio Leite (SSP); Paulo Casé (Sedes); Murilo Andrade (Seap); comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Emerson Bezerra; Gilvan Alves (adjunto da Sedihpop); secretários municipais de Cultura de Bacurituba, Cajapió, Cajari, São Bento, São Vicente, Palmeirândia, Peri-Mirim, Matinha, Olinda Nova, São João Batista, o prefeito Edesio Cavalcanti (Turiaçu), entre outros.

Informação: Cultura MA 

0 comentários:

Postar um comentário