segunda-feira, 2 de maio de 2022

Nordeste e o Sudeste são as regiões com o maior número de eventos programados para o período

O mês de maio mal começou e o calendário de eventos do Ministério do Turismo já conta com diversas celebrações registradas pelo país. Até o próximo dia 31, mais de 80 eventos devem acontecer nos quatro cantos do Brasil, com destaque para as festividades artísticas e culturais. O Nordeste e o Sudeste são as regiões com o maior número de eventos programados para o período como, por exemplo, a Semana Nacional de Museus, que acontece em Paraibuna (SP), em 16 de maio, e a Festa do Divino Espírito Santo de Carolina (MA), marcada para o último dia do mês.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o número de eventos previstos para maio é também um termômetro para o próximo mês, quando, após dois anos, o país deve contar novamente com as tradicionais festividades de São João. “Nosso calendário está cheio de eventos para todos os gostos. Temos festas religiosas, esportivas e até ‘junina’, que já prepara o nosso coração para o retorno do São João. Então, programa-se, veja os eventos previstos para a sua região ou para a localidade em que visitará, indica Brito.

O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo é uma plataforma criada para auxiliar o turista a programar-se e conhecer eventos que acontecem ao longo do ano em todo o país. A ferramenta também ajuda na promoção e divulgação das festas regionais, responsáveis por um grande fluxo turístico. É feita de forma colaborativa e conta com o apoio das secretarias estaduais de turismo e dos organizadores de eventos que enviam o conteúdo das festas para o MTur.

Para te ajudar na preparação da sua agenda, a Agência de Notícias do Turismo selecionou alguns eventos que devem marcar o mês de maio, mas tem muito mais no Calendário de Eventos. Clique AQUI e confira!

RELIGIOSO – O mês de maio tem mais de 10 eventos religiosos para os turistas acompanharem. É o caso da Festa da Padroeira, em Careiro (AM), e a Festa de Santa Cruz, em Conde (BA). Ambas acontecem no dia 13 de maio e trazem programações artísticas e religiosas que proporcionam a comunidade e aos visitantes um momento de cultura e lazer. Em Armação de Búzios (RJ) e Pedreira (SP), a Festa de Santa Rita de Cássia será o ponto de encontro de turistas e moradores no próximo dia 22.

ARTÍSTICO/CULTURAL/FOLCLÓRICO – A cultura e as artes serão motivo de celebração em diversas cidades do país. Em Parintins (AM) e Quiterianópolis (CE), as mães contarão com eventos especiais destinados a elas. Para quem gosta de rodeio, pode tirar a bota e a fivela do armário, pois a Rancharia Rodeio Show, em Rancharia (SP), está de volta. O evento começa em 9 de maio e trará atrações como montaria, prova de laço e tambor, feira de exposição, praça de alimentação e parque de diversão.

GASTRONOMIA - As delícias brasileiras também farão parte de outros festivais, onde serão as grandes estrelas do momento. Em Piranhas (AL), será realizado no primeiro Festival Gastronômico do município. O evento tem por objetivo a divulgação da gastronomia municipal, a criação de pertencimento gastronômico e percepção da identidade culinária do município. Continuando no Nordeste, Natal (RN) recebe a partir do dia 12 de maio o Brasil Sabor. Este ano, a festa comemora 16 anos e celebra os raízes e sabores em um dos maiores festivais gastronômicos do planeta.

ESPORTES – Maio também traz eventos para quem gosta de se exercitar. Em Ribeirão Grande (SP), o município realiza uma corrida para celebrar seu aniversário, no dia 15. Armação de Búzios (RJ) realiza a 3ª edição do Búzios Challenger, evento de Jiu-Jitsu que contará com mais de 100 atletas. Já a cidade de Pedro Gomes (MS) fará o 1º Desafio MTB Cachoeira da Água Branca, que tem por objetivo incentivar a prática de esportes de aventura.

COMO CADASTRAR - Para inscrever uma festa gratuitamente no Calendário, o usuário deve acessar o site e incluir os dados do solicitante e do evento. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise, aprovação e divulgação da equipe técnica do MTur. Se aprovado, o evento é incluído no Calendário e fica visível para milhares de pessoas.

Entre os eventos que podem ser inseridos no Calendário estão os que pertencem às categorias artística, cultural e folclórica, religiosa, rural, cívica, gastronômica e esportiva.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário