sábado, 28 de maio de 2022

Campanha de divulgação foi montada na Expo Indústria Maranhão


SÃO LUÍS - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI) preparou uma campanha na Expo Indústria Maranhão com descontos de 30% a 50% nos cursos ministrados pela entidade. Apesar da feira multissetorial terminar neste domingo, o desconto será concedido até o dia 31 de maio e as inscrições podem ser feitas na loja virtual loja.mundosenai.com.br/ma

O assessor técnico do SENAI, Carlos Eduardo dos Santos Ramos, informou que os interessados podem procurar o estande para obter mais informações e que está disponibilizado também um QR Code de acesso à loja virtual. “O SENAI oferece cursos a distância, semipresenciais e presenciais em diversas áreas da indústria”, informou ele. 

Para realizar a inscrição nos cursos, é necessário o CPF, RG, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. O pagamento pode ser feito no boleto ou cartão de crédito.  

FEIRA DA INDÚSTRIA – Além da campanha de cursos, o SENAI desenvolve uma série de atividades no estande da entidade na Expo Indústria Maranhão. No Espaço SENAI, os estudantes do curso técnico em eletromecânica do SENAI, Marcelo Araújo e Karenn Oliveira apresentaram um equipamento voltado para o segmento do transporte ferroviário. A bancada de reparação de mangote de freio de ar para vagões de trens foi construído diante da falta do mangote no mercado durante a pandemia de coronavírus.  

“O mangote é composto de duas partes – um suporte de metal e uma borracha vulcanizada. A peça se desgasta depois de um tempo de uso, mas geralmente era descartada pela indústria e não reutilizada. Descobrimos que podíamos separar as duas partes e utilizar a metade do equipamento que ia diretamente para o lixo. Com a bancada de reparação de mangote, conseguimos garantir uma grande economia para a VLI, que deixou de gastar R$ 80 mil em gastos com a nossa proposta”, garante Marcelo Araújo. 

Ao todo, estão em exposição 21 trabalhos acadêmicos dos alunos dos oito centros de educação do SENAI, localizados em São Luís, Rosário, Caxias, Bacabal, Açailândia, Imperatriz e Balsas. 

O acadêmico de engenharia civil, João Vitor Borges Aguiar, esteve no estande do SENAI neste sábado (27) e ficou impressionado com o que viu. “Eu acho interessante a criatividade dos alunos. Eles mostram na prática o que aprenderam em sala de aula e cada projeto está ligado com a sustentabilidade. No caso da lixeira, é uma questão de saúde não ter contato com materiais e objetos descartados”, referindo-se à lixeira inteligente que está sendo mostrada por alunos do SENAI, em que ela se abre automaticamente quando a pessoa se aproxima.  

A apresentação das bancadas tecnológicas utilizadas nos cursos técnicos da instituição está nas seções Mundo SENAI e Educação Profissional do estande. Na primeira, serão apresentadas plantas de instrumentação; de redes industriais; braços robóticos de solda. Na segunda seção, os alunos do SENAI apresentarão projetos de inovação desenvolvidos por instrutores e alunos.  

Um deles é um dispositivo de alerta de perigo, sistema de automação para silos, bomba de vácuo, separador de água e óleo, mesa gelada 4.0, lixeira inteligente bilíngue, dispenser automático de álcool com indicador de temperatura corporal, máquina de EPI, fechadura automatizada e outros. 

A Indústria Sustentável é o tema desta 4ª edição da Expo Indústria Maranhão, evento que está sendo realizado até este domingo pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e CNI com a correalização do Sebrae/MA, Sistema Fecomércio e o Governo do Estado e patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário