sexta-feira, 20 de maio de 2022

Realizada pelo Sistema FIEMA e CNI, feira acontecerá de quinta-feira (26) a domingo (29), no Multicenter Negócios e Eventos. Com o tema Indústria Sustentável, a ação estima gerar R$ 280 milhões em negócios

SÃO LUÍS - Para mostrar a força da indústria e da economia maranhense e gerar oportunidades para empresários, fornecedores e investidores, o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e CNI realizam de quinta-feira (26) a domingo (29), no Multicenter Negócios e Eventos, a quarta edição da Expo Indústria Maranhão. Com correalização do Sebrae-MA, Fecomércio e Governo do Estado, a ação traz um pavilhão de estandes com cerca de 200 expositores, e mais uma vasta programação com encontros de negócios, palestras, bate-papos, oficinas, workshops, estandes, painéis e serviços, voltados a empresários, investidores, estudantes e público em geral. O tema deste ano é Indústria Sustentável. A expectativa deste ano é gerar R$ 280 milhões em negócios. 

Os interessados em participar do evento ainda podem se credenciar no site da Expo Indústria (https://expoindustriama.com.br), clicando no Menu Inscrições. O credenciamento é gratuito e feito antecipadamente, garante ao participante o acesso a uma diversificada programação. Ao realizar a inscrição, o visitante recebe, por e-mail, e pelo WhatsApp, o QR Code para ter acesso aos espaços, de forma rápida, sem filas e sem a necessidade de impressão de papel. 

Este ano, a Expo Indústria Maranhão vai além das edições anteriores (2015-2017-2019) e expande sua área de atuação aos setores do Comércio, Turismo e Agronegócio, que estarão ao lado da Indústria, no evento que já é a maior feira multissetorial da indústria do Nordeste.  

“A grande dimensão das atividades industriais do estado estará em foco na Expo Indústria, mas também congregaremos os demais setores da economia, o comércio, o turismo, o agronegócio, a agroindústria, nesse evento que marca a retomada das atividades pós-pandemia. Precisamos fortalecer o setor produtivo maranhense para evoluirmos juntos em nossa missão de gerar renda, emprego e oportunidades aos maranhenses. E, principalmente, é necessário colocar em destaque a sustentabilidade, que é uma discussão internacional sem a qual será impossível avançarmos para um futuro seguro de desenvolvimento e crescimento, para os negócios e para as pessoas”, afirmou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, que será o anfitrião da Feira. 

Baldez ressaltou a parceria com o poder público, a iniciativa privada e as entidades de classe para a concretização da Expo Indústria. “É uma feira organizada a muitas mãos por nós, empresários, entidades de classe, e, também pelo poder público. Ninguém faz nada sozinho, e a cada dia isso fica mais claro para nós. Muito obrigado a todos por abraçarem esse grandioso projeto conosco”.

A Expo é uma vitrine para a indústria local e contribui para agregar valor ao desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, reafirmando o compromisso da FIEMA com o segmento industrial e compartilhando com o público os avanços dos produtos industrializados no Maranhão, que atraem compradores do país e do mundo pela qualidade, tecnologia e inovação. 

INDÚSTRIA SUSTENTÁVEL - Em tempo, a escolha da temática da sustentabilidade na indústria pelo Sistema FIEMA atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em particular, o objetivo 9 da instituição internacional, que versa sobre o fomento à inovação, desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.   

A sustentabilidade no setor industrial tem sido tema de debates e discussões em todo mundo, especialmente em congressos de meio ambiente. A indústria é um grande gerador de empregos, recursos e desenvolvimento para as grandes cidades e tem trabalhado para incentivar a criação de políticas de sustentabilidade ambiental. Isso, inclusive, por meio da remodelação dos processos de produção nas indústrias, na qual é imprescindível adotar equipamentos e soluções tecnológicas. 

Segundo Edilson Baldez, a sustentabilidade não é apenas um tema a ser discutido, uma bandeira a ser levantada, mas sobretudo é uma cultura que deve ser incutida na sociedade, para que seja vivenciada, experimentada, vivida. “É um caminho sem volta, sem o qual não teremos um destino seguro a seguir no futuro. Estamos iniciando um esforço conjunto a partir do Maranhão, visando engajar, pelo setor industrial, os atores que podem dar o start nesse processo em nosso Estado, junto conosco. Para a nossa feira da indústria, a Expo Indústria Maranhão, determinamos a sustentabilidade como carro-chefe e, nesse ambiente favorável, apresentaremos nossa carta manifesto ao setor produtivo e à sociedade maranhense presente", afirma Edilson Baldez, presidente da FIEMA. 

ESPAÇOS E PROGRAMAÇÃO - A Expo Indústria Maranhão 2022 funcionará das 17h às 22h e contará com debates de palestrantes de renome, especialistas em suas áreas de atuação, que apresentarão pontos de vista importantes sobre temas relevantes para o setor industrial e empresarial, dentro do foco da sustentabilidade.  

Estão previstos dois grandes eventos na programação da Expo Indústria. Um deles é o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, no dia 26 de maio, que já é um evento característico para estudantes e esse ano, abrangerá, também, a classe empresarial. As palestras do Encontro são voltadas para ambos os públicos e serão realizadas das 14h às 19h. A palestra master deste ano será com o artista Felipe Titto, ator, modelo, apresentador e empresário, que comanda negócios nas mais diversas áreas. Atualmente, é sócio de dez empresas, dentre elas a Titanium Inc., empresa especializada em agenciamento de talentos e marketing de influência.  

O tradicional encontro promovido pelo IEL está alinhado aos pilares da feira da indústria, e traz como temas esse ano sustentabilidade de carreiras no mundo digital. Para se inscrever, basta entrar no site do IEL – www.fiema.org.br/iel e clicar no banner do Encontro, que redireciona para a página de inscrição. A inscrição será validada somente após a doação de 400g de leite em pó, a ser entregue no IEL (sede da FIEMA).  

Outro evento que integra a programação da Expo e que promete colocar a indústria da moda maranhense sob fortes holofotes, é a 3ª edição Maranhão Fashion Week, onde serão apresentadas as novas tendências do setor do vestuário com uma estrutura de arena de desfile e uma área de estandes montadas para que marcas, multimarcas, microempreendedores e estilistas do Maranhão possam expor coleções e prospectar clientes. 

Nos quatro dias de evento, milhares de pessoas poderão conhecer atividades de cerca de 200 empresas expositoras. Serão 12 espaços de atratividades: Arena Sustentável, Plenarium, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Party, Rodada de Negócios, Arena do Crédito, Expo Agro, Expo Produtos, Expo Turismo, Expo Arte e Expo Show e expectativa de 25 mil participantes.  

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste - Governo Federal, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI. 

EXPO INDÚSTRIA MARANHÃO EDIÇÃO 2022 

Área do pavilhão + Área do Centro de Convenções: 20.482 m² 

Expectativa de público: 25.000 pessoas 

Estacionamento: 1.000 veículos 

Expo Lounge: 24 foodtrucks e barracas  

Espaços e atratividades: Arena Sustentável, Plenarium, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Party, Rodada de Negócios, Arena do Crédito, Expo Agro, Expo Turismo, Expo Produtos, Expo Arte e Expo Show, Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão e Maranhão Fashion Week 2022 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário