quinta-feira, 9 de junho de 2022

Jornalista, autor e psicólogo Luiz Almeida registrou em obra 20 perfis inspiradores

Na quarta – feira (15.06), às 19H no Golden Shopping Calhau, será lançado o livro “Perfis – Personalidades do Maranhão Volume 1”, de autoria do jornalista e psicólogo Luiz Almeida.

A noite de autógrafos acontece no espaço do Studio JP, próximo à praça de alimentação. O evento é aberto ao público.

A obra contou com patrocínio do Centro Elétrico e Governo do Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. E tem como objetivo retratar histórias de vidas de pessoas das mais diferentes áreas, e que contribuíram com seu trabalho para com o desenvolvimento do Maranhão.

Fruto das entrevistas de Luiz Almeida com cada personalidade e familiares, o livro traz um total de 20 perfis, que são revelados através de um texto que mescla a descrição jornalística detalhada, às provocações do autor em primeira pessoa – seria o psicólogo argumentando com o jornalista? O certo é que o resultado é um texto leve, prazeroso de ler, mas profundo em histórias de vidas.

“Sermos apresentados às pessoas que criaram algo, que foram ou são resistência, que usam a arte para revolucionar, que escrevem para nos transportar a outros mundos; que curam dores, que cozinham e nos alimentam, ou que empreendem para transformar o mundo ao seu redor; é sem dúvida, um ato de empoderamento, e de prazer” descreve a jornalista Adriana Vieira, que juntamente com a sócia e irmã Danielle Vieira, estão entre os entrevistados.

Algumas personalidades já se foram, mas tiveram seu rico legado eternizado nesses perfis. São eles: Josilda Bogéa, uma amante da literatura; o produtor cultural Moraes Júnior, que ousou colocar São Luís na rota dos grandes espetáculos e peças teatrais. Há também o perfil do empreendedor português Manoel Alves Ferreira, fundador da Lusitana, um pioneiro desbravador do varejo maranhense; e Dona Nina, culinarista talentosa, que implantou o conceito de cozinha industrial self-service na cidade.

E mais: Os jornalistas Zé Cirilo, Ademar Danilo e Mônica Moreira Lima; o radialista e locutor Léo Felipe. Líderes empresarias como Carlos Gaspar – pioneiro empresário do ramo automobilístico, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras; Luzia Fonseca Helena Rezende – empresária e a primeira mulher a presidir a ACM-MA; assim como o empresário Sérgio Sombra, atualmente no comando da JUCEMA, mas cujo sobrenome está associado à indústria da fotografia profissional no Maranhão. O coiffeur Décio Delamano; e os representantes da área de saúde: A Profa. Rita Ivana do Instituto Florense; o médico Phil Camarão e a Dra. Márcia Antunes, proprietária da Farmácia de Manipulação Facial. O policial rodoviário federal que atua na comunicação da PRF, Antônio Norbeto; o cantor, compositor e pintor Betto Pereira; e empresários da gastronomia como a badalada Célia Rosseti e o popular Souza do Cachorro Quente.

SOBRE O AUTOR

Luiz Almeida é jornalista, psicólogo, terapeuta cognitivo comportamental, especialista em dependência química. Tem MBA em Marketing e atua como palestrante e escritor. É autor da obra na área da psicologia “Uma Mente Compulsiva”. É flamenguista dedicado, daqueles que literalmente segue o time para torcer e celebrar.

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário