quinta-feira, 9 de junho de 2022

Noite de Autógrafos dia 14 de junho, no São Luís Shopping, aberta ao público

A rica cultura, a ancestralidade e a beleza de ritos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras) pela primeira registrados em livro, por Meireles Jr. e Taciano Brito.


Mais que um livro, uma obra essencial para se conhecer sabedorias ancestrais e se mergulhar fundo em uma cultura até então sem registros formais, que é transmitida de geração a geração apenas oralidade, com conversassem torno de uma fogueira....

Trata-se do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, cujo lançamento acontece nessa terça – feira (14.06) às 19H, em um grande evento no São Luís Shopping (antiga São Patrício – 2º piso). Na programação tem exposição de fotos com experiência imersiva em 360º, apresentação musical com  indígenas do Território Araribóia, além  de pockets shows com músicos como Marcelo Carvalho e a dupla Adriano Correa e Edinho Bastos com o melhor do pop acústico.

Os executivos da Equatorial José Jorge Soares e Giselle Colins Dias com o fotógrafo Meireles Jr; o CEO da Fribal Carlos Schmidt, o fotógrafo Taciano Brito e Hubert Oliveira (Equatorial).

Esse super evento é para saudar a obra que traz registros inéditos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras); que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão. Com luxuosa encadernação, é uma obra trilingue, com versões em português, inglês e tupi; e que conta com o patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Com projeto gráfico e coordenação editorial da Idea Propaganda, o livro possui QR Codes, que o leitor pode acessar para ver e ouvir musicas e cenas dos rituais e making off da obra. A curadoria de imagens é assinada por outro mestre, o fotógrafo Edgar Rocha.

O apresentador Emílio Surita e a equipe do programa Pânico (SP) receberam o livro de Meireles Jr. e não pouparam elogios à obra.

Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

O Cacique Silvio Santana e Fabiana Guajajara (Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán), Davi Guajajara e os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que estão à frente do lançamento da obra dia 14.06.

“A cada registro na ladeia, eu me aproximava mais do jeito de viver do povo Tenetehar, cuja cultura e os saberes passam de geração a geração pela oralidade, sendo esse livro o primeiro registro formal dessa cultura. E é essa resistência que eu e Taciano Brito trazemos neste livro. A voz de uma floresta que tem um eco, como disse outro mestre, o também fotógrafo Edgar Rocha. Um eco que permanece em nossos corações, e que agora poderemos dividir com vocês, através desse livro” revela Meireles Jr que está completando 25 anos de fotografia e várias obras importantes lançadas. Mas para ele livro é muito especial, e vem coroar suas bodas de prata na arte de fotografar e eternizar as riquezas do Maranhão; e dessa vez em destaque, um povo fascinante.

A mesma emoção é revelada pelo parceiro Taciano Brito, que completa 10 anos de fotografia profissional, assinando sua primeira obra:

“Esse livro é um marco na minha jornada de trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2017, para fortalecer a cultura desse povo. Entre os Guajajaras Conheci pessoas incríveis, e que foram se tornando minha família também. Aos poucos fui descobrindo um mundo encantador, onde apesar de conflitos, prevalece a sabedoria e os mistérios. Com eles, aprendi muito – a importância do silêncio e de escutar mais...Identifiquei-me com o respeito aos mais velhos e pelo poder da ancestralidade” disse emocionado Taciano.

A matriarca da aldeia da Lagoa Quieta, Maria Santana dá a exata dimensão para relevância dessa obra: “este livro será uma lembrança eterna para aqueles que estão ficando. Nós somos maduros, vamos viajando. A comunidade entende que esse é um livro histórico. É mais um avanço para nós, Guajajaras” declarou ela.

O Cacique Sílvio Santana, Presidente do Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán reforça: “Esta obra torna-se um registro importante para a preservação do nosso território. E Fabiana Guajajara, Coordenadora do Centro Tukán completa: “Essa obra representa a realização do sonho de muitos anciãos, professores indígenas, líderes e guardiões que já se foram (se tornaram encantados) e nos deixaram seus saberes, agora preservados nesse livro para as futuras gerações do povo Tenetehar” disse ela.

Para o CEO da Fribal Carlos Schimdt “patrocinar essa obra é valorizar a cultura ancestral, além de criar-se um registro importantíssimo para as futuras gerações. O Grupo Fribal, que sempre apoiou a cultura e a educação, sente-se honrado em ajudar a viabilizar esse trabalho tão importante”, disse ele.

O Dir. de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite, enfatizou a alegria em apoiar projetos que valorizam os povos originários: “Vimos no livro uma grande sensibilidade e respeito pela cultura indígena, por isso a Equatorial Maranhão tem orgulho de apoiar um trabalho tão belo e cuidadoso. Através da arte é possível preservar a tradição dos povos tradicionais e dar visibilidade a essa cultura tão rica em sabedoria”, pontuou ele.

Toda a renda da venda do livro será revertida para o Instituto Centro de Saberes Tenetehar Tukán. Uma obra para ser lida, e revisitada muitas vezes, com beleza plástica e muita riqueza ancestral, agora à disposição de todos e todas.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário