quinta-feira, 9 de junho de 2022

Equatorial Maranhão promove palestra para mostrar os benefícios ambientais e econômicos de veículos elétricos

Roda de Conversa sobre Mobilidade Elétrica como Alternativa Sustentável:

Quando: sexta-feira, dia 10/06, de 17h às 18h, no segundo piso do São Luís Shopping, bairro Jaracaty, em São Luís.

Palestrante: Lucas Pinheiro, Engenheiro Eletricista, Mestre em Energia e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, que atua na coordenação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de projetos de Eficiência Energética (EE) do Grupo Equatorial. 

Público de interesse: pessoas em geral que buscam informações sobre mobilidade elétrica e preservação ambiental.

Com as constantes tendências de aumento no valor da gasolina, diesel e etanol, quem tem carros ou motos comuns passa a buscar meios mais econômicos de locomoção, como as bicicletas, ou até mesmo caminhadas. Além disso, torna-se cada vez mais frequente na cabeça dos brasileiros a pergunta: será que vale à pena ter um veículo elétrico? 

A resposta para esse questionamento pode ser obtida a partir de uma análise de benefícios que os veículos elétricos trazem, não só para o bolso, mas principalmente para o meio ambiente. Entre as vantagens, a diminuição de gases poluentes é um fator determinante, já que esses meios de transporte são capazes de reduzir cerca de 30% da geração de gás carbônico (CO₂) e nem sequer liberam fumaça enquanto circulam, deixando de poluir a atmosfera e reduzindo os danos do efeito estufa.

Desse modo, o crescimento da mobilidade elétrica contribui com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais que vem do uso de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns).

Para falar dos benefícios sustentáveis e econômicos desse sistema de transporte, no dia 10 de junho, às 17h, acontece a palestra Mobilidade Elétrica como Alternativa Sustentável, evento gratuito que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, no São Luís Shopping. A palestra será conduzida por Lucas Pinheiro, Engenheiro Eletricista, Mestre em Energia e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, que atua na coordenação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de projetos de Eficiência Energética (EE) do Grupo Equatorial. 

A palestra faz parte das iniciativas do Projeto de Mobilidade Elétrica da Equatorial, que quer desmistificar o uso de veículos elétricos pela comunidade maranhense frente ao cenário atual de mobilidade urbana, de forma a incentivar a adesão e contato mais próximo com a tendência mundial de eletrificação dos meios de transporte. Para Lucas Pinheiro, “o objetivo da divulgação é apresentar os benefícios sustentáveis que a mobilidade elétrica pode trazer para o Maranhão e para o meio ambiente como um patrimônio coletivo. Por meio de debates como esse é possível fomentar e incentivar a mobilidade elétrica no estado, para gerar discussão sobre o tema, inovar e apresentar essas tecnologias para a sociedade de forma a estimular uma mudança natural, inclusive de entendimento sobre essa possibilidade, que às vezes muita gente nem enxerga, mas que já existe e representa um futuro muito próximo”, enfatizou Lucas.

Atualmente no Maranhão, aderir ao uso de veículos elétricos é uma opção cada vez mais viável e crescente. Prova disso é o eletroposto de carregamento do Parque do Rangedor, disponibilizado pela Equatorial Maranhão em parceria com o Governo do Estado, que permite carregar gratuitamente motos e carros elétricos a partir de geradores de fontes de energia solar, além de disponibilizar bicicletas elétricas para o lazer.

Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre mobilidade elétrica e como essa forma de transporte é uma realidade cada vez mais presente, que possibilita maior conservação ambiental e um futuro mais sustentável.

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário