sábado, 23 de julho de 2022

A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897 e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacional. Compõe-se a de 40 membros efetivos (e perpétuos) e 20 sócios correspondentes estrangeiros.

A casa da literatura brasileira tem uma bandeira própria e um lema: ‘Ad Imortalitatem’, ou ‘rumo a imortalidade’, em português. O tempo pode passar, mas páginas já escritas têm vida própria, infinitos caminhos e não morrem nunca. E preservar a nossa língua e nossa história é justamente um dos objetivos da academia.

Quando foi fundada em 1897, inspirada na Academia Francesa, a ABL ainda não tinha sede. Os escritores se reuniam cada hora num lugar. O primeiro presidente foi Machado de Assis.

Dos 40 membros, 11 são maranhenses, e destes 3 são de caxienses: Antônio Gonçalves Dias (Cadeira: 15 - Posição: Patrono), Henrique Maximiano Coelho Neto (Cadeira: 2 - Posição: Fundador) e Teófilo Odorico Dias de Mesquita (Cadeira: 36 - Posição: Patrono).

Perfis do Acadêmicos:

Gonçalves Dias
Gonçalves Dias (Antônio Gonçalves Dias), poeta, professor, crítico de história, etnólogo, nasceu em Caxias, MA, em 10 de agosto de 1823, e faleceu em naufrágio, no baixo dos Atins, MA, em 3 de novembro de 1864. É o patrono da cadeira n. 15, por escolha do fundador Olavo Bilac.

Coelho Neto
Fundador da Cadeira 2. Recebeu os Acadêmicos Osório Duque-Estrada, Mário de Alencar e Paulo Barreto. Coelho Neto (Henrique Maximiano C. N.), romancista, crítico e teatrólogo, nasceu em Caxias, MA, em 21 de fevereiro de 1864, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de novembro de 1934.

Teófilo Dias
Teófilo Dias (Teófilo Odorico Dias de Mesquita) nasceu na cidade de Caxias, no Maranhão, a 8 de novembro de 1854. Era filho de Odorico Antônio de Mesquita e de Joana Angélica Dias de Mesquita. Faleceu na cidade de São Paulo, a 29 de março de 1889. Patrono da cadeira nº 36 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Afonso Celso.

Extraído da Rede Social do fotógrafo: David Souza 

0 comentários:

Postar um comentário