sexta-feira, 8 de julho de 2022

Os tambores, pandeirões, matracas e orquestras continuarão a ecoar durante todos os sábados do mês de julho. Desta vez, em frente à Prefeitura de São Luís (Praça Pedro II, Centro), no “Arraial na Prefs”. A festança, organizada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, começa neste sábado (9), a partir das 18h, com o melhor da cultura popular maranhense, a exemplo do que ocorreu no “Arraial da Cidade”, encerrado no último domingo (3), na Praça Maria Aragão.

“Depois de dois anos sem São João, nada mais justo do que esticarmos a nossa festa para matarmos ainda mais a saudade que estávamos sentindo desta festança. Pensando nisso, resolvemos fazer o ‘Arraial na Prefs’ que funcionará durante todos os sábados do mês de julho e vai juntar as festas juninas e as férias escolares, levando alegria e diversão para nossa população em um cenário lindo, no coração do nosso Centro Histórico”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Para dar a largada ao evento, uma programação que contempla, na noite de abertura, tambor de crioula e grupos de bumba meu boi. Tambor de crioula de Mestre Felipe e os bois de Morros, Brilho da Ilha, Maioba, Pirilampo e Axixá se apresentam neste primeiro dia.

Para manter o clima das festas juninas, a fachada do Palácio La Ravardière, sede do Executivo Municipal, que havia recebido decoração especial ainda no começo de junho, ganhou reforço para se transformar no “Arraial na Prefs”. No local, um palco foi montado com toda estrutura de luz e som para que as manifestações culturais possam se apresentar. Além disso, o espaço terá telões de LED para que toda a programação possa ser vista pela plateia.

Entre os elementos decorativos, um dos que chamam a atenção é o cazumba gigante, colocado na lateral da fachada da Prefeitura e que tem como uma de suas funções dar as boas-vindas ao público. Os personagens, que integram, em sua maioria, grupos de bumba meu boi do sotaque da baixada, são famosos por suas caretas enormes e o gingado característico.

Serviços

Além das atrações culturais, quem for ao “Arraial na Prefs” encontrará uma vila de alimentação composta por quatro food trucks e três barracas que venderão comidas para agradar aos mais diversos paladares.

Também haverá espaço para a comercialização do artesanato local e o Espaço do Turista, onde os interessados poderão dispor de folders, mapas e brindes relacionados à história e cultura de São Luís, além de guia turístico explicando sobre os atrativos e pontos turísticos da capital.

No Espaço da Saúde haverá serviços como acolhimento de enfermagem, distribuição de preservativo feminino e masculino, aferição de pressão arterial, orientações de prevenção à população e ações educativas em saúde. Equipes da Guarda Municipal e da limpeza pública, além de outros serviços essenciais, também estarão de prontidão no perímetro em que ocorrerá o evento.

Para que o “Arraial na Prefs” ocorra de forma segura e confortável, o trânsito nas imediações do Palácio La Ravardière será disciplinado e organizado por agentes de trânsito desde a Avenida Beira-Mar e em todo o entorno da Praça Pedro II.

A programação do “Arraial na Prefs” será sempre divulgada nas redes sociais da Prefeitura de São Luís e ainda no site do saoluis.ma.gov.br/saojoaodaprefs

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário