sexta-feira, 8 de julho de 2022

Capacitações, reuniões com gestores municipais de turismo, cadastro de empreendimentos turísticos e entrega de carteiras para artesãos. Essas foram algumas das várias ações realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), com a “Caravana Mais Turismo”, na região do Polo Munim. De 4 a 9 de julho, a caravana itinerante percorreu seis municípios pertencentes ao polo (Vargem Grande, Itapecuru- Mirim, Rosário, Cachoeira Grande, Axixá e Icatu).

Durante 5 dias de ações, técnicos da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur capacitaram aproximadamente 200 pessoas com cursos gratuitos de qualificação profissional, realizou 35 cadastros de novos artesãos, visitou 16 empreendimentos turísticos, além de realizar debates com gestores e oficinas sobre o Mapa do Turismo. 

Os números devem aumentar pois ainda não foram contabilizamos os últimos dias que ocorrem hoje e amanhã em Axixá e Icatu.

A caravana terá seu encerramento nessa sábado (9) em Icatu com exposição de artesanato, atrações culturais e anúncio de ações na praça matriz a partir das 17:30.

Paralelo às ações desenvolvidas pela Setur-MA na região, o secretário Estadual de Turismo, Paulo Matos, realizou visitas técnicas em alguns a alguns atrativos turísticos no município de Rosário, entre eles a Olaria do Amarildo. Em Cachoeira Grande, o secretário visitou mais três atrativos: Lagoa do Coroatá, Balneário Porto da Casca e realizou um passeio de barco pelo Rio Munim. No município de Axixá fez visitação à Boca do Rio.

“A região do Munim tem um potencial turístico incrível e estamos realizando esse mapeamento para podermos explorar e desenvolver essa maravilha. Já estamos realizando ações visando esse desenvolvimento, por meio da Caravana Mais Turismo, com oferta de cursos de capacitações, formalização dos empreendimentos turísticos, além de outras ações com o objetivo de potencializar essa cadeia”, destacou o secretário de turismo, Paulo Matos.

Também durante a caravana itinerante, O Programa “Mais Infância, Mais Turismo” sensibilizou 335 crianças com palestras sobre combate à exploração de crianças e adolescentes no meio turístico.  

A caravana itinerante realizou visitações a empreendimentos ligados a cadeia produtiva do turismo, bem como de profissionais ligados ao trade turístico na região. Já a equipe técnica do Programa de Regionalização do Turismo da Setur (PRT) também se reuniu com os Conselhos Municipais de Turismo (Comtur) e realizou oficinas com gestores municipais sobre o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), visando orienta-los a utilizarem a plataforma para atualização de cadastros dos municípios no mapa.

Além dos cadastros realizados, artesãos da região do Munim, participaram de uma palestra com o objetivo de conhecer as diretrizes e normativas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além de conhecer os benefícios do programa para artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB).

Por meio do Cadastur, foram realizados visitas técnicas para atestar o padrão dos empreendimentos turísticos cadastrados junto à plataforma nacional.

A estudante Daiane Campos, uma das alunas capacitadas com curso de Qualidade no Atendimento, no município de Itapecuru- Mirim, destacou a importância da qualificação e do aprendizado adquirido no curso. 

“Sem dúvida esse conhecimento adquirido com esse curso irá me beneficiar em um futuro próximo para que eu ingresse no mercado de trabalho. Agradeço o Governo do Estado e aos professores pela oportunidade e pelo conhecimento que nos foi dado aqui”, frisou a estudante.

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Antônio Castro, destacou os números e o sucesso de mais uma caravana no Polo Munim.

“Estamos muito satisfeitos com a adesão e a participação da população nas ações da Caravana Mais Turismo. O interesse da população em adquirir conhecimento faz com que eles, no futuro próximo, ajudem no desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo nessa região”, destacou o superintendente.

Os moradores dos municípios contemplados pela caravana receberam cursos de Qualidade no Atendimento, Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes, Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato, Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, Como Montar uma Hospedagem Familiar, Informações Turísticas e Atendimento ao Turista.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário