terça-feira, 5 de julho de 2022

A unidade é a 25º no Estado que vai servir a região dos Cocais 

SÃO LUÍS – No mês em que completa 73 anos de existência no Maranhão, o Serviço Social da Indústria (SESI), entidade do Sistema FIEMA, entrega à região dos Cocais, mais precisamente à cidade de Timon, a obra da 25ª unidade SESI Indústria do Conhecimento, um centro multimeios com biblioteca, CDteca, DVDteca e 10 computadores ligados à internet, destinados a disseminação de informação.  

A inauguração foi realizada pelo diretor regional do SESI e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, acompanhado do superintendente regional do SESI, Diogo Lima, e da prefeita de Timon, que recebeu a obra, Dinair Veloso. 

“O importante é que a gente possa fazer e dar oportunidade para aquele que precisa ter acesso ao mundo digital. Esse é o novo mundo! E muitas vezes o aluno não tem acesso na própria escola, nem condições de comprar um computador. A indústria do conhecimento não é apenas para a criança ou o jovem, mas para todos!”, afirmou Baldez. 

O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima comemorou a entrega da unidade a cidade de Timom. “Esse dia é muito fortuito porque é o aniversário de 76 anos do SESI nacional e 73 anos do SESI – MA e quis o destino que nós estivéssemos aqui em Timon para inaugurar a 25ª Indústria do Conhecimento. O SESI vem logrando êxito desde a sua fundação, capacitando o trabalhador da indústria e seus dependentes, garantindo uma educação de vanguarda com o que há de melhor em metodologia da educação”, disse. 

A Indústria do Conhecimento é implantada em localidades de baixo IDH, e fica à disposição dos trabalhadores, de seus dependentes e da comunidade em geral. Seus ambientes são projetados para facilitar a acessibilidade física e oferecem boas condições para leitura e estudo, acesso a tecnologias e horário de funcionamento adequado para a população em geral. 

“Ficamos muito honrados e felizes em ter sido uma das cidades contempladas com esta Unidade que é um espaço que vai gerar muito conhecimento. Sou professora, pedagoga, venho de uma família simples e consegui vencer na vida graças aos estudos e agradecemos ao SESI por esta grande parceria que só vai contribuir com a educação dos timonenses”, agradeceu a prefeita de Timom, Dinair Veloso. 

Para esta nova unidade em Timom o SESI-MA disponibilizou todo o mobiliário, equipamentos, acervo, adesivação e o processo de formação inicial e continuada dos monitores que atuarão no atendimento junto ao público em geral.  

A nova unidade- A Indústria do Conhecimento possui espaço para o desenvolvimento de atividades e projetos socioeducativos e culturais, com ambiente de leitura e ambiente de inclusão digital. O ambiente é estruturado com acervo de 1.500 livros, dos mais variados gêneros literários (literatura infantil, infanto-juvenil, brasileira, estrangeira, didáticos, enciclopédias e dicionários), além de computadores à disposição da comunidade para pesquisas na internet e atividades de inclusão digital. 

A nova unidade SESI Indústria do Conhecimento, implantada no município de Timon, foi denominada de José Pereira Bringel, (in memoriam). José Pereira Bringel foi considerado um empreendedor nato e destemido, não se abatia com os obstáculos impostos pelo comércio e sempre estava pronto a implementar novos negócios, modificar, criar e assumir riscos próprios do empreendedorismo. A persistência em empreender em Timon, o fez ser reconhecido como “Bringel de Timon”, tamanha foi a sua contribuição para o desenvolvimento do município. 

Ao todo, o SESI tem instaladas, com essa nova unidade, 25 Indústrias do Conhecimento no estado do Maranhão, implantadas nas cidades de São Luís, Aldeias Altas, Açailândia, Arari, Bacabeira, Balsas, Barreirinhas, Buriti Bravo, Caxias, Codó, Colinas, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Matões do Norte, Morros, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Raposa, Rosário, Santa Rita, São Domingos do Azeitão e agora Timon. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário