quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Sucesso do modelo de enfermagem de referência adotado pelo HSE/HSLZ

No Dia Nacional da Saúde, celebrado nessa sexta – feira (05.08), merece destaque um modelo adotado pelo Hospital do Servidor (HSE / HSLZ) desde 2017, que tem obtido grandes resultados de qualidade: A enfermagem de referência.

O Hospital do Servidor (HSE / HSLZ), com gestão do Grupo Mercúrio, foi um dos pioneiros no Maranhão na implantação desse serviço, que teve como referência o modelo norte americano PM (Primary Nursing).

Trata-se de uma equipe diferenciada da enfermagem assistencial plantonista, que se reveza nos cuidados gerais dos pacientes internados no hospital, enquanto a enfermagem de referência presta uma assistência mais humanizada e individualizada, voltada para atender às necessidades específicas de cada paciente, e tendo um profissional dedicado ao acompanhamento desse paciente desde a sua internação até a alta, atuando como o elo do paciente e seus familiares junto às demais equipes multidisciplinares. Cada enfermeiro(a) de referência do HSE / HSLZ cuida de até 10 pacientes de forma integral e holística.

Segundo a Diretora de Enfermagem do HSE / HSLZ Beatriz Rosa as vantagens desse modelo são diversas:

“Esse modelo gera uma relação de parceria e de muita cumplicidade e confiança entre paciente - profissional. O paciente passa a ter no seu enfermeiro de referência alguém que ele confia, e eles valorizam muito isso. Os pacientes tiram dúvidas, conversam e até se tranquilizam com essa relação. Um dos maiores medos das pessoas quando se internam é o que vai acontecer durante o tratamento, isso é algo aterrorizante para todos os pacientes. E o enfermeiro de referência passa a dar todo o suporte com informações, tirando dúvidas e atendendo demandas pessoais. Isso melhora muito a qualidade da assistência prestada e gera muito valor final na experiência vivenciada pelo paciente no hospital, que se tornou muito mais positiva com esse modelo, pela relação que se estabelece com base na empatia. Esse modelo não traz custos a mais para o hospital, e sim muitas vantagens de alto valor agregado no tratamento, os todos os pacientes aprovam muito esse modelo. Até depois da alta é comum que os pacientes liguem para o enfermeiro de referência para tirar dúvidas. Eu tenho muito orgulho desse trabalho, que foi uma vitória para o nosso hospital, e a qual agradecemos principalmente ao Conselho Administrativo do Grupo Mercúrio e à Diretoria Geral do HSE, que nos permitiram implantar esse modelo e acataram nossa sugestão. Desde 2017 só temos recebido elogios por parte dos pacientes e de seus familiares” revela a Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa.

A enfermeira Suelen Caroline Ribeiro tem doze anos de profissão e há dois anos está no HSE, onde atua como enfermeira de referência na clínica geral do hospital. Ela também ressalta que esse modelo permite uma relação bem mais próxima com o paciente e seus familiares, influenciando positivamente no tratamento e até otimizando resultados.

Suelen trabalha junto ao paciente durante todo o período de sua internação. Uma profissional que atua em conjunto com as demais equipes multidisciplinares, mas é dela esse olhar clínico mais próximo e diferenciado, resultando em uma assistência mais pessoal e humanizada:

“Nós observamos mais o paciente, passamos visitas diárias, fazemos exames físicos, observamos as evoluções, conseguimos ouvir e acompanhar o paciente de forma mais customizada e dedicada, a cada caso. Nosso objetivo é oferecer um atendimento ainda mais completo e voltado para minimizar o tempo de internação do paciente, sempre que possível. Atuamos muito próximo das famílias dos pacientes também. É um vínculo bem forte que se cria entre paciente / família e enfermeiro, o que traz muito conforto e um amparo extra ao longo da internação de quem já se encontra psicologicamente mais vulnerável” explica ela.

O Diretor Geral do HSE / HSLZ Plínio Valério Tuzzolo reforça que “a nossa missão de humanização na assistência sempre foi um diferencial, e somada à alta qualidade dos serviços, tem colhido frutos muito positivos junto aos servidores estaduais usuários do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão. Toda a equipe coordenada pela Diretora Beatriz Rosa está de parabéns por esse modelo exitoso e do qual fomos pioneiros no Maranhão. Nesse Dia Nacional da Saúde também parabenizo todos os demais colaboradores multidisciplinares que, com a sua dedicação diária, permitem que essa grande engrenagem que é o HSE / HSLZ possa ser eficiente e diferenciada”, disse o Diretor.

Informação: Intermídia Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário