quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Oficinas, palestras e atendimentos gratuitos na área da saúde serão oferecidos pelas entidades do Sistema FIEMA, neste sábado, 6, para mulheres maranhenses que desejam empreender na área da indústria 

SÃO LUÍS – Embarcados na Caravana para Elas, SESI e SENAI no Maranhão estarão no Centro de Convenções e no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), neste sábado, 6, com uma série de ações gratuitas voltadas para mulheres que queiram empreender no setor industrial. São serviços que contemplam desde oficinas e palestras nas áreas de construção civil, vestuário e alimentos até a oferta de atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos para as visitantes da inciativa, organizada pelo SEBRAE, a partir das 8h. O projeto tem o objetivo de promover ações diversas voltadas para o empreendedorismo direcionadas ao público feminino vulnerável, ofertando soluções descomplicadas para mulheres que já empreendem ou aquelas que desejam empreender. 

“O Sistema FIEMA não poderia ficar de fora de um evento dessa magnitude, voltado às mulheres maranhenses, que estão cada vez mais a crescer dentro do setor industrial do nosso Estado. Estamos embarcados nessa caravana, junto com o Sebrae, promovendo serviços e oportunidades para elas, que querem empreender também na indústria. Levaremos uma vitrine do que o SESI e o SENAI oferecem em diversos segmentos da economia. Será um dia de muita informação para a mulher que deseja investir no seu próprio negócio ou que deseja ter mais informações e capacitação para buscar um emprego no mercado de trabalho”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves. 

O SENAI Maranhão participa da caravana com a demonstração da educação profissional e tecnológica da entidade de forma dinâmica e inovadora por meio de cinco ambientes com palestras, salas para realização de oficinas, pré-matrículas para cursos de qualificação, apresentação dos programas nacionais de capacitação e com a unidade móvel de construção civil. 

As palestras serão sobre temas como conservação e manipulação de alimentos; educação ambiental com foco em resíduos sólidos e consumo consciente de energia. Já as oficinas terão duas horas de duração e serão ministradas nas áreas de vestuário (estamparia para tecidos e técnicas de bordado), informática (uso adequado de redes sociais) e construção civil (instalação hidrossanitária).  

Além das atividades, o SENAI terá um ambiente exclusivo para a realização de pré-matrículas nos cursos a serem ofertados para o público feminino e apresentará às participantes da ação, os programas nacionais Mundo SENAI, Contrate-me, Emprega Mais, Competências Transversais e Programa SENAI 4.0. 

Já o SESI ofertará serviços médicos durante todo o dia, na Caravana para Elas. Entre eles, estão previstos atendimentos de aferição de pressão, consulta com o médico ocupacional, consulta com oftalmologista, exames de refração ocular, consulta com dentista, profilaxia com tartarectomia, além de oficinas de alimentação sustentável. Os atendimentos serão realizados nas unidades móveis de Saúde Ocupacional, de Odontologia, Alimentação e Nutrição e no Ônibus Oftalmológico do SESI.   

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário