Na ocasião também foi realizada a certificação e recertificação de sete empresas da primeira turma de 2024 do PROCEM, na área de qualidade
SÃO LUÍS – O primeiro Conexão Negócios de 2024 abordou o tema “Gestão de pessoas na era da Inteligência Artificial” e foi realizado com um ciclo de quatro palestras, na terça (7), no auditório da Faculdade Anhanguera. O evento é promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
Foram apresentadas pelo coordenador do Observatório da Indústria, Carlos Jorge, perspectivas de uso da Inteligência Artificial para o recrutamento e gestão de pessoas a partir da pergunta “Como a inteligência artificial pode impactar positiva e negativamente a gestão de pessoas em uma organização?”, feitas aos programas Chat GPT, Copilot e Gemini.
“Realizamos mais uma edição do Conexão Negócios, a primeira edição no ano de 2024 e a segunda edição no tema gestão de pessoas. Estamos também fazendo a certificação de cinco empresas no PROCEM, que é o programa de certificação do PDF. Nosso objetivo foi criar conexões e ampliar negócios, além de desenvolver o tema da inteligência artificial para que as empresas conheçam, e que hoje é de muita importância para o sucesso das organizações” destacou Camila Belo, coordenadora do PDF-MA.
As palestras seguintes ficaram por conta de empresas apoiadoras do PDF. A Otimize RH fez apresentação com o tema “Recrutamento inteligente: Como a IA está moldando a forma que encontramos talentos”. Na sequência, o Instituto Carneiro Delmondes levou a abordagem “Gestão além da técnica: Autoconsciência na liderança”. Por fim, a Odos Contabilidade elaborou o subtema “Cultura forte e sentimento de dono: Como criamos processos eficazes de gente e gestão”.
“Esse evento promovido pelo PDF Maranhão e Sistema FIEMA é um momento de grandes oportunidades, onde junto com empresas apoiadoras e convidados, discutimos sobre gestão de pessoas na era da tecnologia, e o Instituto Carneiro Delmondes esteve presente na expectativa de gerar grandes conexões”, destacou Raimunda Carneiro, representante do Instituto.
EMPRESAS MAIS COMPETITIVAS – A manhã foi encerrada com a certificação de empresas no Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), ferramenta de capacitação do PDF Maranhão. Na oportunidade, as empresas Arquivar, Alvorada Motos, Constans Construtora, Marvolt e OGMO Itaqui foram certificadas e a CGB e a D Maximuz recertificadas no eixo Qualidade da gestão empresarial, em um esforço contínuo rumo à eficiência em seus processos de fornecimento de produtos e serviços.
A certificação na área de Qualidade trabalhada pelo PROCEM é um dos cinco eixos da gestão empresarial, e tem como referência a normativa ABNT NBR ISO 9001:2015. A qualificação é realizada pelo PDF Maranhão em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) e é direcionada à alta direção das empresas e equipes de qualidade, gestão, produção, compras, entre outras.
“Quando o PROCEM chegou na minha empresa houve uma padronização geral, a partir disso a gente começou a ter os processos organizados de qualidade, de segurança do trabalho e de serviço social. Passamos a ter mais ações, conseguimos desenvolver mais atividades com os colaboradores por conta da certificação, e tudo isso eleva a empresa, pois estamos sempre buscando nos certificar, recertificar e melhorar”, declarou Nassayara Fontenele, analista administrativo de Gestão de Pessoas do Grupo CGB.
A finalidade da certificação é trabalhar a gestão da empresa, com foco nos processos que contribuem para a evolução da organização e o atendimento aos requisitos de produção garantem a entrega de produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes. Nesse contexto, são trabalhados os requisitos legais inerentes ao processo de produção da empresa e analisados os direcionadores estratégicos (negócio, missão, visão, valores), o planejamento estratégico, a sistemática de acompanhamento e avaliação dos objetivos da empresa.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário