O município de Belágua é o próximo destino do Sesc Saúde Mulher no Maranhão. A instalação oficial da Unidade Móvel acontece neste sábado (11), às 14h30, na Câmara de Vereadores de Belágua. Pela manhã, às 10h, a equipe encerra oficialmente o trabalho realizado em Urbano Santos com a entrega dos resultados de exames de mamografia e preventivos, além de ação educativa aberta à comunidade.
O Sesc Saúde Mulher realizou 536 exames clínicos em Urbano Santos, no período de 16 de março a 9 de maio, sendo 273 mamografias e 263 preventivos. Na cerimônia de encerramento, além das entrega dos resultados, realiza uma ação educativa com orientação sobre prevenção de doenças crônicas, teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, imunização e distribuição de kits de saúde.
Desde o início de 2024, o Sesc Saúde Mulher já percorreu quatro localidades no estado – Colinas, São Luís, Barreirinhas e Urbano Santos. O próximo ponto de parada é o município de Belágua, com atendimentos previstos a partir desta segunda (13) e prosseguindo até o dia 23 de maio.
Serão ofertados em Belágua exames clínicos das mamas e de prevenção do câncer de colo do útero, além de palestras e atividades educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva. O atendimento as segundas é das 13h às 18h, de terça a quinta é das 7h30 às 12h30 e das 13h às 18h e as sextas das 7h30 às 14h.
Os exames preventivos de câncer de colo do útero são destinados a mulheres na faixa etária de 20 a 64 anos, enquanto a mamografia é voltada a mulheres com idade entre 50 e 69 anos. O agendamento deve ser realizado previamente nas Unidades Básicas de Saúde apresentando cópias e originais de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Em um trabalho conjunto desenvolvido com as prefeituras municipais, o Sesc Saúde Mulher é um aporte ao sistema de saúde local que facilita o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e no interior do estado à prevenção por meio da oferta de exames clínicos gratuitos e de palestras e atividades educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva.
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário