Na passagem por Imperatriz e Balsas, fóruns levantaram discussões relevantes e serviços mobilizaram gestores e trade turístico
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou na última sexta-feira, 21, as atividades das Expedições de Turismo no Polo Chapada das Mesas. As ações foram iniciadas em Imperatriz, nos dias 18 e 19 de junho, onde foi realizado o Fórum Regional de “Turismo de Negócios e Eventos”, com debates sobre as potencialidades desse segmento na cadeia turística. Em Balsas, entre os dias 20 e 21 de junho, o público acompanhou o Fórum sobre a “Rota das Origens”, com foco na Paleontologia e Arqueologia como produto turístico na região do sul do Maranhão.
Empreendedorismo territorial, importância da governança, integração e o trabalho conjunto entre as gestões estadual e municipais como importantes fatores de fomento do turismo de negócios no Polo, também entraram na pauta de debates no encontro, em Imperatriz. Artesãos da Associação de Artesanato de Imperatriz (Assari) receberam uma capacitação sobre precificação de produtos artesanais.
Ainda na segunda maior cidade do estado, empreendimentos turísticos receberam visita da equipe técnica do Cadastur e do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) para regularizar cadastros e sensibilizar os responsáveis pelos equipamentos quanto à importância da coleta de dados para servirem de subsídio para futuras pesquisas de demanda turística e ocupação hoteleira.
“Não é novidade para ninguém que a região da Chapada das Mesas tem um potencial turístico fantástico para variados segmentos, seja de aventura, negócios ou eventos, por exemplo. Temos que aprofundar os debates com os atores envolvidos em prol do desenvolvimento da região. Dessa forma, iremos possibilitar uma gestão mais participativa e integrada entre os municípios que compõem o Polo Chapada das Mesas”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
A Setur-MA encerrou as ações das Exposições de Turismo em Imperatriz com visitação técnica a alguns atrativos turísticos do município. O Centro de Artesanato foi o ponto de partida da visita in loco, local de grande variedade de peças artesanais que representam a tradição cultural da região.
A visitação foi encerrada no Centro Cultural Tatajuba, espaço dedicado à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz.
Expedição de Turismo em Balsas
Os debates, em Balsas, foram pautados pelas potencialidades da "Rota das Origens" como oportunidade de valorização dos recursos históricos e culturais, através do paleoturismo e arqueoturismo na região da Chapada das Mesas. Além dos debates, o público também acompanhou oficina de mídias sociais para promoção do turismo, com foco na elaboração de conteúdos digitais e comercialização de produtos para pequenos empreendedores.
O Cadastur e o Observatório do Turismo realizaram também visita aos empreendimentos turísticos de Balsas para atualização cadastral e para reforçar a importância da coleta de dados sobre as hospedagens para serem utilizadas em pesquisas futuras pelo Obstur.
Em paralelo às atividades do Fórum Regional, foi realizada reunião de gestores municipais do polo Chapada das Mesas para discutir as principais demandas.
O presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Chapada das Mesas, Lucrécio Filho, destacou os debates proporcionados pelos Fóruns Regionais como importantes iniciativas para trabalhar e desenvolver os roteiros turísticos. “Foi mais uma importante iniciativa para trabalharmos e pensarmos, de forma coletiva com os municípios que compõem o polo, novos roteiros turísticos através da potencialidade que os segmentos de negócios e eventos, bem como o de paleoturismo e arqueoturismo proporcionam ao turismo da região”, disse o presidente da IGR.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário