quarta-feira, 28 de maio de 2025

Novo espaço será ponto central para a transformação digital e inovação na indústria maranhense

SÃO LUÍS – Em outubro deste ano, o Maranhão dará um passo significativo rumo à modernização de sua indústria com a inauguração do Hub SENAI de Inovação e Tecnologia. Localizado no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Raimundo Franco Teixeira, no bairro Monte Castelo, em São Luís, o hub tem como objetivo impulsionar a transformação digital e a inovação no setor industrial local.

O projeto, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), busca criar um ecossistema de inovação que fortaleça a indústria maranhense. Segundo Raimundo Arruda, diretor regional do SENAI-MA, a “a prioridade é fortalecer o nosso ecossistema de educação, ciência, tecnologia e inovação, impulsionando a competitividade da indústria maranhense".

O Hub SENAI será um espaço integrado, moderno e colaborativo, composto por laboratórios de fabricação digital, áreas para pesquisa e desenvolvimento, coworking, espaço para startups e salas de reunião. "Estamos construindo um ambiente que permite que a classe empresarial leve seus problemas e encontre soluções por meio do hub de inovação", explica Arruda.

COMPETITIVIDADE - A transformação digital é um fator crucial para a competitividade das indústrias no cenário atual, especialmente no contexto da Indústria 4.0. O Hub SENAI visa facilitar a transição das indústrias para modelos de negócios mais ágeis, apoiando-as na adoção de tecnologias avançadas e metodologias inovadoras. "Procuramos sempre trabalhar mais pela demanda do que pela oferta para fazer essa conversão tecnológica no estado do Maranhão", afirma o diretor 

O Hub atuará em seis setores industriais principais: aeroespacial, alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, químico-petróleo e gás, e vestuário. Os serviços oferecidos incluirão consultorias em processos produtivos, eficiência operacional, desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação (TI), automação e Internet das Coisas (IoT), além de prototipagem e modelagem de produtos e processos.

Arruda destaca a importância de atender às necessidades das micro e pequenas empresas, que também poderão acessar os serviços do hub. "Abrimos a porta do nosso hub de inovação para as micro, pequenas e grandes empresas, disponibilizando nossas consultorias e estrutura tecnológica para dar suporte aos futuros empreendedores", afirma.

A expectativa é que o Hub SENAI de Inovação e Tecnologia se torne um espaço de referência para a interação entre indústrias, startups, academia e o sistema de inovação. Além de fomentar a inovação, o hub também visa promover a inclusão socioprodutiva no estado, capacitando profissionais e gerando mão de obra qualificada. "A partir do momento que você amplia a perspectiva da inovação tecnológica no estado, isso trará um impacto muito importante na economia", conclui o diretor.

A inauguração do Hub SENAI de Inovação e Tecnologia representa uma resposta estratégica às demandas do mercado e às necessidades de modernização da indústria maranhense. Com a criação desse espaço, espera-se que o Maranhão se posicione como um polo de inovação e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário