segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Iniciativa busca ensinar a aplicação de IA para inovar, otimizar processos e reduzir custos 

SÃO LUÍS – O Programa SENAI de Inteligência Artificial (IA) Industrial foi criado com o objetivo de capacitar o setor produtivo brasileiro e promover a adoção de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas indústrias. Desde seu lançamento em 2025, o programa tem se estruturado para atender tanto as necessidades das empresas quanto do público em geral, com foco em formação técnica e desenvolvimento de soluções práticas.

A iniciativa surge em um contexto onde a adoção de IA nas indústrias ainda é incipiente. De acordo com pesquisa da McKinsey & Company, State of IA 2024, apenas 6% das indústrias em nível mundial usam recursos de IA regularmente. No Brasil, pesquisa publicada em 2024 sobre o Uso das TICs pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), percentual de empresas brasileiras que usaram tecnologia de IA em 2021 e 2023 chega a 12%. Esse número demonstra o potencial de crescimento nesse setor. O SENAI Departamento Nacional, reconhecendo essa lacuna, decidiu criar um programa unificado, que integra as experiências de diferentes Departamentos Regionais (DRs) que já possuíam iniciativas relacionadas à IA. 

O instrutor de automação industrial do SENAI Maranhão, Bruno Adrian Silva Costa, é o interlocutor desse programa no Maranhão. Ele explica que não se trata, por exemplo, de ensinar o uso de IA para funções como geração de textos e imagens. “Estamos falando de IA aplica à indústria, como uso de visão computacional e análise de dados. Nosso foco não é ensinar ChatGPT e Gemini, por exemplo”, esclareceu.

O Programa SENAI de IA Industrial é dividido em duas jornadas principais: uma voltada para a indústria e outra para o público em geral. Para as indústrias, o SENAI oferece uma série de ações que incluem a promoção da importância da IA na transformação industrial, além de um diagnóstico de prontidão para a adoção dessas tecnologias. A jornada começa com uma imersão na qual empresários e profissionais têm a oportunidade de vivenciar na prática a aplicação da IA em seus processos produtivos.

IA NO SETOR PRODUTIVO - Durante a imersão, os participantes realizam atividades práticas em uma planta Smart 4.0, que simula um ambiente industrial automatizado. Essa experiência permite que os empresários compreendam as dificuldades enfrentadas na execução manual de tarefas e como a automação pode otimizar esses processos. Após essa etapa, os participantes respondem a um questionário que avalia a prontidão da empresa para a adoção de IA, resultando em um diagnóstico que direciona para quatro trilhas de capacitação: formação de líderes, formação de trabalhadores, residência em IA e consultoria.

A formação de líderes é composta por disciplinas isoladas dos programas de pós-graduação uniSENAI por meio da plataforma digital Futuro.Digital. São disciplinas como IA para Negócios, IA para Tomada de Decisão, Governança BigData, Liderança Estratégica com IA, Gestão de Projetos de IA na Indústria e Blockchain para Tomada de Decisão em Negócios.

Enquanto a formação de trabalhadores abrange cursos nos níveis inicial, médio completo e técnico completo, como curadoria de Soluções Gratuitas, webData Science, Fundamentos de Python para IA até o Pós-Técnico em Desenvolvimento de Aplicações para Inteligência Artificial, com 315 horas.

RESIDÊNCIA EM IA - Para aqueles que já possuem um nível mais avançado de conhecimento, o programa oferece uma residência em inteligência artificial, que permite a resolução de problemas reais nas indústrias, com a supervisão de mentores qualificados e o recebimento de bolsa por um período de um ano.

A residência em IA, já desenvolvida pelo SENAI Paraná, é uma das inovações do programa, permitindo que profissionais selecionados trabalhem em projetos de prova de conceito (POC) nas empresas. A residência é realizada online em parceria acadêmica com o Mestrado Profissional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPFR) e as disciplinas equivalem a um ano no Mestrado em Inteligência Artificial. Os residentes recebem uma bolsa mensal e têm a oportunidade de desenvolver soluções que podem ser implementadas nas indústrias, contribuindo para a melhoria da eficiência e redução de custos. Esse profissional será selecionado por meio de edital em nível nacional. 

O programa SENAI de Inteligência Artificial Industrial representa uma oportunidade significativa para o setor produtivo brasileiro. “Ao capacitar profissionais e empresas, o SENAI busca agilizar processos, aumentar a qualidade e produtividade, melhorar a segurança no ambiente de trabalho, reduzir custos, aperfeiçoar produtos e serviços e tornar as indústrias mais eficientes”, enumerou Bruno.

Para o público em geral, o SENAI também oferece uma jornada de formação em IA, que se divide em três níveis: experimentar, aplicar e inovar. Essa abordagem permite que os participantes, independentemente de seu nível de conhecimento prévio, possam se capacitar em diferentes aspectos da inteligência artificial, desde conceitos básicos até a criação de novas soluções.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário