segunda-feira, 18 de agosto de 2025

No dia 08 deste mês, o CEP São Luís realizou um momento muito especial: a aula inaugural da turma do Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva em Serviços Administrativos. O encontro reuniu representantes do CEP São Luís, da Superintendência Regional do Trabalho e parceiros do projeto, que puderam dialogar com os alunos e com seus responsáveis, além de repassar as principais informações acerca do curso.

A solenidade marcou o início de uma parceria do Senac com a Unicef, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS). Por meio desse projeto, as instituições têm o objetivo de democratizar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social à educação e promover a inclusão, como explica a Supervisora Acadêmica, Fernanda Nascimento, que acompanhará a turma:

“A parceria entre o SENAC e a UNICEF representa muito mais do que um projeto educacional: ela é uma ponte para transformar vidas. Receber esses jovens em um programa de aprendizagem é assumir o compromisso de guiá-los com dedicação, propósito e olhar humano. Cada aluno traz consigo sonhos, desafios e um enorme potencial, e nosso papel como instituição é oferecer as ferramentas, o conhecimento e o apoio necessários para que eles trilhem um caminho de crescimento pessoal e profissional. Essa iniciativa reforça a responsabilidade social do Senac e reafirma a importância de acreditar na educação como instrumento de inclusão e mudança. No fim, é sobre pessoas. Sentir, construir e dar propósito”, ressalta a Supervisora.

Ofélia Silva, Chefe do escritório do UNICEF no Maranhão e Piauí, explica como funciona a parceria da instituição com o SENAC:

"Essa parceria com o SENAC é parte de nosso piloto de articulação entre a iniciativa nacional chamada 1Milhão de Oportunidades (1MiO) - que busca assegurar aprendizagem e emprego a adolescentes e jovens vulnerabilizados –, a OIT, o Pacto Global da ONU, empresas maranhenses e governos municipais e estaduais. O Senac no MA abraçou a causa da inclusão produtiva e do apoio à aprendizagem de forma exemplar! Assim, é um de nossos parceiros naturais para ampliar o alcance do 1MiO no estado do Maranhão”, conta Ofélia Silva.

Além disso, a representante do UNICEF declara que existe a expectativa de desenvolver novas iniciativas semelhantes com mais empresas, por meio da Aliança pelo Maranhão, uma importante articulação em favor da juventude maranhense, que será lançada em breve, junto a empresas líderes no Estado, às Secretarias Estaduais de Educação e Assistência Social e a parceiros como o SENAC.

Ao todo, 30 jovens e adolescentes estão inscritos nesta turma de Aprendizagem em Serviços Administrativos, e ao longo do curso, esses alunos receberão qualificação profissional e aprenderão sobre processos de compras, controle de estoque, marketing, educação financeira, recursos tecnológicos, aprimoramento de suas habilidades e muito mais.

Segundo Tamires Frazão, Gerente do CEP São Luís, essa oportunidade de qualificação profissional oferecida pelo Senac e demais parceiros não é apenas uma formação técnica, mas uma possibilidade de mudança de vida:

“O Curso de Aprendizagem Profissional Inclusiva em Serviços Administrativos vai muito além da formação técnica: ele abre portas, amplia horizontes e oferece oportunidades reais de transformação de vida para esses jovens”, conta a gestora.

Ainda segundo a Gerente do CEP, essa iniciativa reafirma o compromisso do Senac com a responsabilidade social e com uma educação profissional que prepara para o mundo do trabalho, além de se alinhar à missão do Unicef de garantir direitos, dignidade e um futuro mais justo para cada jovem. 

Informação: Assessoria de Comunicação - Senac/MA

0 comentários:

Postar um comentário