terça-feira, 13 de setembro de 2016
Nossa São Luís realiza Cerimônia da Carta Compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis com a participação de Candidatos a Prefeitos e vereadores da Grande Ilha 

O Nossa São Luís, uma articulação do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, realiza no dia 15 de setembro, das 8h30 às 12h, no Auditório Fernando Falcão, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Avenida Jerônimo de Albuquerque, 7200, Calhau, a Cerimônia de Assinatura da Carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

A Cerimônia é realizada pela segunda vez no Maranhão, a última foi realizada em 2012 como os pré-candidatos, este ano além da assinatura como os candidatos ao executivo da Grande Ilha, também pela primeira vez abre para o legislativo municipal se comprometer com o programa.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Apartidário e com a oferta de uma ferramenta a Plataforma Cidades Sustentáveis - uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão pública, o Programa incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e aborda as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos. A cada um destes eixos estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência. 

Em 2016 o Programa Cidades Sustentáveis ingressou em uma nova etapa, já que a prioridade é a implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou "Agenda 2030", aprovados em setembro de 2015 pela Assembleia Geral da ONU –, reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

Neste contexto, e no âmbito das eleições municipais de 2016, o Programa Cidades Sustentáveis incorporou os objetivos e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente aquelas que poderão ser implementadas em nível municipal e regional - justamente onde as prefeituras têm o protagonismo central dessa governança.

Para sensibilizar pré-candidatos(as), candidatos(as) e partidos políticos, o PCS está firmando compromissos de candidatos(as) e posteriormente o engajamento dos prefeitos(as) eleitos(as) com a nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio da assinatura da Carta-compromisso - http://www.cidadessustentaveis.org.br/carta-compromisso-2016.

Hoje, o Programa Cidades Sustentáveis já é uma realidade. Atualmente, contamos com 284 municípios signatários, entre eles 22 capitais e o Distrito Federal.

O Movimento Nossa São Luís, uma articulação promovida pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) que busca reunir cidadãos, empresas, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa, sindicatos, jovens e outros personagens, para atuarem em conjunto no estímulo a sociedade civil a exercer a democracia participativa e controle social, bem como monitorar o poder público a fim de contribuir no desenvolvimento inclusivo e sustentável para São Luís.


Mais informações:

Programa Cidades Sustentáveis

Cerimônia de Assinatura da Carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis
Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA)
Fones: (98) 3303-1976 / 9 9123-9931

0 comentários:

Postar um comentário