quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Com intuito de sensibilizar e orientar os coordenadores municipais do Programa Bolsa Família (PBF) na Educação, quanto à importância da melhoria dos índices educacionais do Maranhão, utilizando como estratégia o controle e acompanhamento eficaz da frequência escolar, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (21), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o 1º Encontro Estadual do Programa Bolsa Família (PBF) na Educação.

Técnicos de mais de 100 municípios, que atuam no Programa na condicionalidade da educação, além de técnicos que atuam nas Unidades Regionais de Educação participaram do evento. Entre as autoridades presentes os secretários Adjuntos de Educação, Rosyjane Paula (Coordenação das Unidades Regionais de Educação) e Williandckson Azevedo (Planejamento e Orçamento), representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; a secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Ana Gabriela Borges; o secretário municipal de educação de São Luís, Moacir Feitosa; Simone Medeiros, do Ministério da Educação, entre outros.

“O Governo do Estado tem voltado suas ações para políticas públicas que visam atender as pessoas mais carentes desse estado. Não é a toa que foi instituído na educação, o programa Escola Digna, que está dentro do Plano Mais IDH, visando melhorar os indicadores dos 30 municípios com menor IDH”, realçou Williandckson Azevedo.

“O Maranhão está de parabéns, sobretudo, pela compreensão da importância do PBF na melhoria dos indicadores educacionais porque o programa não só contribui para a superação da pobreza, mas é uma estratégia para elevar os índices da educação, garantindo o acesso e permanência do aluno na escola”, destacou Simone Medeiros, do MEC.

A Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família na Educação, Maria José Nazareno, explicou que a Seduc vem atuando no sentido de orientar os coordenadores municipais para a importância do acompanhamento da frequência escolar, que é uma condicionalidade do PBF. “Eventos como esse proporcionam a troca de experiência e formação dos técnicos, que refletirá diretamente no trabalho deles e nos indicadores educacionais”, acrescentou.

Bolsa Escola Mais Bolsa Família

A Secretária Adjunta da Sedes, Ana Grabriela ressaltou que governador Flávio Dino implantou no estado o Programa Bolsa Escola Mais Bolsa Família, de complementação de renda das famílias para aquisição de material escolar. “Ano passado nós tínhamos famílias que no máximo tinham nove filhos e hoje nós já conseguimos atingir famílias com 14 filhos, fortalecendo o combate a abandono e evasão escolar no Maranhão”, frisou.

Cada criança ou adolescente que esteja no perfil do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) recebe o valor de R$ 51 reais, sem limites de quantidade de filhos por família. O benefício é concedido por meio de um cartão magnético do tipo débito. Com o cartão, o material escolar pode ser adquirido em estabelecimentos comerciais no próprio município.




0 comentários:

Postar um comentário