quarta-feira, 14 de setembro de 2016
São Luís - Vinte e sete cursos da Universidade Federal do Maranhão são considerados pelo Guia do Estudante 2017 como muito bom e bom. Um dos principais rankings de avaliação de cursos superiores, o Guia do Estudante é editado anualmente há 24 anos pela Editora Abril e classifica os cursos superiores de graduação do país em “Ruim”, “Regular”, “Bom” (3 estrelas), “Muito bom” (4 estrelas) e “Excelente” (5 estrelas). A UFMA teve seis cursos qualificados com 4 estrelas e 21 cursos com 3 estrelas.

Do total avaliado, 23 cursos são do campus de São Luís, dois de Imperatriz e um de Chapadinha. A avaliação constará no GE Profissões vestibulares 2017, que passa a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro.

Os cursos da UFMA que conquistaram quatro estrelas são Enfermagem, Pedagogia, Nutrição, Relações Públicas, Serviço Social e Turismo. A coordenadora do curso de Enfermagem, Lena Barros, explica que desde a última avaliação o curso, tem tido um bom desempenho e de lá para cá algumas ações tem sido tomadas para que a qualidade se mantenha.  “É muito gratificante ver o trabalho reconhecido”, afirmou. O curso conta com um quadro de 50 professores, diversos projetos de pesquisa, cerca de 30 alunos retornando de programas de mobilidade e uma estrutura de quatro estágios aplicados em dois semestres. “Todo esse esforço vem resultar na boa classificação do curso pelo Guia”, avaliou, acrescentando que um dos focos atuais é trabalhar na relação professor-aluno.

Saulo Ribeiro, coordenador do curso de Turismo, já tem expectativas para a próxima avaliação. “Esperamos as cinco estrelas no ano que vem. Nosso objetivo é estar entre os melhores”. Em 2017 o curso contará com apoio laboratorial, mais professores com doutorado e novos convênios podem ser estabelecidos para a internacionalização dos alunos. Ele disse ter recebido com orgulho a classificação e o reconhecimento ratifica o quanto todos os envolvidos com o curso de Turismo estão empenhados na sua excelência.

A avaliação teve início em janeiro deste ano, quando a Procuradoria Educacional Institucional da UFMA atualizou os dados da instituição e de cada um dos seus cursos. Nesta edição, foram levantados informações de quase 30 mil cursos em todo o país.

O Guia do Estudante analisa critérios como corpo docente, projeto pedagógico, produção científica, infraestrutura, inserção no mercado de trabalho, internacionalização, atividades de extensão e ofertas de cursos de pós-graduação. As informações são analisadas por mais de sete mil pareceristas, entre professores, gestores, pesquisadores e diretores de RH de grandes empresas.

Com o selo três estrelas, aparecem os cursos de Zootecnia (Chapadinha), Jornalismo e Enfermagem (Imperatriz), Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design, Direito, Educação Física, Farmácia, Geografia, Jornalismo, Medicina, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química, todos de São Luís.

A UFMA se mantém como a instituição maranhense com o maior número de cursos bem avaliados pelo Guia do Estudante. Para o professor e procurador educacional Romildo Sampaio, que acompanha o processo há três anos, a avaliação positiva traz credibilidade para a Instituição. “Participar de avaliações como essa, que conseguem detalhar informações do curso a partir destes indicadores de qualidade, traz seriedade”. Sampaio diz acreditar que rankings assim também colaboram com a busca de cursos pelos pré-vestibulandos, na pesquisa sobre a estrutura e qualidade desses.

0 comentários:

Postar um comentário