segunda-feira, 3 de outubro de 2016
O Festival Maranhense de Coros será aberto nesta terça-feira (4), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo


SÃO LUÍS - Belas vozes do canto coral brasileiro ecoarão grandes clássicos da música erudita e popular nesta semana, em São Luís, onde 20 corais adultos e infantis do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão participarão do 36º Festival Maranhense de Coros (Femaco), um dos mais antigos eventos do canto coral nacional. O evento será aberto nesta terça-feira (4), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (TAA). Os ingressos são gratuitos e entregue três horas antes no teatro.

O 36º Femaco acontecerá de 4 a 9 de outubro, no TAA e nas Igrejas de São João e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico da capital maranhense. O evento integra a programação comemorativa dos 50 anos da UFMA e é uma realização do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria e Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) da instituição, com apoio da Associação dos Amigos da UFMA (AAUFMA), Centro Elétrico, Potiguar, Maggiorasca, Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA (FSADU), Gráfica Universitária, TV UFMA e Universidade FM.

A diretora do DAC e coordenadora geral do festival, Fernanda Pinheiro, destaca que na solenidade de abertura haverá um concerto com a participação dos corais UFMA, São João, Madrigal Santa Cecília e Camerata da UFMA, além de homenagens à pianista maranhense Zezé Cassas e a coralista e servidora aposentada da UFMA, Yeda Stela Salim Rosa, que foi coordenadora do Femaco durante 15 anos.

Maria José Duailibe Cassas Gomes (Zezé Cassas) formou-se no conservatório da Escola Nacional de Música, no Rio de Janeiro. Já realizou concertos e recitais em São Luís, Manaus, Fortaleza, Belém e Rio de Janeiro. Foi professora de música no Liceu Maranhense, Colégio Dom Bosco e Escola Técnica Federal do Maranhão, e é uma das fundadoras da Escola de Música do Maranhão.

Apresentações

Nos dias 5 e 6 de outubro, a programação do Femaco será destinada à apresentação de corais infantis, e nos dias 7, 8 e 9, aos corais adultos. O encerramento acontecerá no domingo (9), também no Teatro Artur Azevedo. Vale lembrar que nos dias 7 e 8 haverá apresentação simultânea de corais, às 18h, nas Igrejas de São João e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro. Mais informações sobre a programação e constam no site www.cultura.ufma.br/.

Corais participantes

Corais adultos de São Luís: Coral Maranatha, Coral Arte Canto, Madrigal da  Escola de Música do Maranhão (Emem), Coral Plenitude, Coral Francisco Jara/Programa de Atenção Integrada ao Aposentado (PAI), Madrigal Santa Cecília, Coral UFMA, Coral  Shalom, Coral São João, Coral Manancial de Louvor/Templo Central da Assembleia de Deus.

Corais adultos de outros Estados: Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) e Coral da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Corais infantis e infanto-juvenis de São Luís: Coral Infanto-Juvenil Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Infantil da Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Viva Vida/Escola Viva Vida, Coral Uirapuru/Colégio Eureca, Coral Sesc Musicar, Coral Raios de Sol/Programa Sol Nascente, Coral Upaon-Açu e Coral Paz e Bem.

0 comentários:

Postar um comentário