sábado, 1 de outubro de 2016
Evento será aberto nesta terça-feira (04), às 19h, no Teatro Artur Azevedo.

Belas vozes do canto coral brasileiro ecoarão grandes clássicos da música erudita e popular nesta semana, em São Luís (MA). 20 corais adultos e infantis do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão participarão do 36º Festival Maranhense de Coros (Femaco), um dos mais antigos eventos do canto coral nacional, que será aberto nesta terça-feira (04), às 19h, no Teatro Artur Azevedo (rua do Sol, Centro).

O público terá acesso, mediante apresentação de ingresso, entregue três horas antes no Teatro. O Femaco acontecerá de 04 a 09 de outubro, no TAA e nas Igrejas de São João e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro histórico da capital maranhense. Após quatro anos de interrupção, a Ufma retoma agora o Festival, que integrará a programação comemorativa dos 50 anos da instituição.

O 36º Femaco é uma realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria e Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce) com apoio da Associação dos Amigos da UFMA (Aaufma), Centro Elétrico, Potiguar, Maggiorasca, Fundação Sousândrade de Apoio à Ufma (Fsadu), Gráfica Universitária, TV Ufma, Governo do Maranhão (Teatro Artur Azevedo) e Universidade Fm. Para mais informações, acesse: www.cultura.ufma.br

A diretora do DAC e coordenadora geral do festival, Fernanda Pinheiro, informa que na solenidade de abertura haverá um concerto com a participação dos corais Ufma, São João, Madrigal Santa Cecília e Camerata da Ufma e homenagens à pianista maranhense Zezé Cassas e a coralista e servidora aposentada da Ufma, Yeda Stela Salim Rosa, que foi coordenadora do Femaco durante 15 anos.

Maria José Duailibe Cassas Gomes (Zezé Cassas) formou-se na Escola Nacional de Música (Conservatório), no Rio de Janeiro. Já realizou concertos e recitais em São Luís, Manaus, Fortaleza, Belém, Rio de Janeiro. Foi professora de música no Liceu Maranhense, Dom Bosco e Escola Técnica Federal do Maranhão é uma das fundadoras da Escola de Música do Maranhão.

Apresentações - Nos dia 5 e 6 de outubro, a programação do Femaco será destinada a apresentação dos corais infantis, e nos dias 7, 8 e 9 aos corais adultos. O encerramento acontecerá no domingo (09), também no Teatro Artur Azevedo. Vale lembrar que nos dias 7 e 8 haverá apresentação simultânea de corais às 18h, nas Igrejas de São João e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro.

Relação dos corais participantes

Corais adultos de São Luís (MA): Coral Maranatha, Coral Arte Canto, Madrigal da  Escola de Música do Maranhão (Emem), Coral Plenitude, Coral Francisco Jara/Programa de Atenção Integrada ao Aposentado (PAI), Madrigal Santa Cecília, Coral UFMA, Coral  Shalom, Coral São João, Coral Manancial de Louvor/Templo Central da Assembleia de Deus.

Corais adultos de outros Estados: Madrigal da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), da cidade de Natal (RN) e Coral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de Teresina (PI). Corais infantis e infanto-juvenis de São Luís (MA): Coral Infanto Juvenil Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Infantil da Universidade Infantil Rivanda Berenice, Coral Viva Vida/Escola Viva Vida, Coral Uirapuru/Colégio Eureca, Coral Sesc Musicar, Coral Raios de Sol/Programa Sol Nascente, Coral Upaon Açu e Coral Paz e Bem.

0 comentários:

Postar um comentário