segunda-feira, 5 de junho de 2017
Entre vistas e análises de documentos jurídicos, servidores, estagiários e visitantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE/MA) estão tendo a oportunidade de apreciar obras de arte. Nos corredores do prédio, localizado no bairro Quintas do Calhau, está sendo realizada a exposição “Nem verdes, nem maduro: frutos de vez”, iniciativa da artista plástica Janete Nakatani.

A primeira Exposição Coletiva de Telas de Artistas Plásticos Maranhenses reúne diversas obras. São 57 telas, de 16 artistas, produzidas nas técnicas mista, óleo sobre tela e acrílico sobre tela. A artista Kátia Borges está com dez telas em exposição, com temas diversos. Mas a tela Reviver é a preferida dela. “Eu acho essa cidade linda, a história dos casarões, nossas raízes. Isso tinha que ser retratado. A cidade é muito linda e tinha que ficar eternizada na tela”, disse a pintora. “Eu sempre pinto a beleza que eu vejo dentro de mim e vê isso nos olhos da pessoa, engrandece a alma”, complementa.

A curadora Janete Nakatani explicou que todos os artistas são estudantes da Morada das Artes, uma casa especializada no ensino de pintura em tela. Com certa trajetória nas artes, eles agora buscam espaço dentro do universo artístico regional. “Alguns já produziram mostras individuais. Mas, para ter maior aceitação, resolvemos formar o grupo ‘Frutos de vez’, para nos dar mais possibilidades e abrir as portas, como está sendo nessa oportunidade de estarmos aqui, na PGE”, explicou.

A abertura do evento foi feita pelo procurador geral adjunto de assuntos estratégicos, Bruno Tomé Fonseca. “Recebemos a proposta da exposição com muita satisfação e acredito que é um papel nosso também a difusão da cultura. Além disso, as obras deram mais beleza ao prédio”, comentou o procurador.

A ideia de trazer a exposição para dentro da sede da Procuradoria Geral do Estado foi da chefe da Divisão de Documentação e Arquivo da PGE, Sandra Setúbal. “Eu tenho interesse em aprender as técnicas de pintura. E, ao visitar a Morada das Artes, vi quanto trabalho bonito esses artistas têm por lá. A Procuradoria abrir espaço para eles foi uma ótima oportunidade para eles e para nós também, em poder apreciar esses belos trabalhos”.

“Eu nunca tinha visto algo assim, uma exposição no ambiente de trabalho. É a primeira vez que vejo e gostei muito da proposta”, disse William Alves, auxiliar administrativo da Assessoria do procurador geral.

A exposição foi aberta na quarta-feira (30) e se estende até 20 de junho. O título “Nem verdes, nem maduro: frutos de vez” faz referência a denominação do grupo de estudantes e ao fato de não se considerarem artistas totalmente maduros, mas de já terem ultrapassado a barreira de principiantes.

O quê? I EXPOSIÇÃO COLETIVA DE TELAS DE ARTISTAS PLÁSTICOS
Quando? 31/05 a 20/06
Onde? Sede da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão PGE/MA – Avenida Presidente Juscelino, Lt. 25, Qd. 22 – Quintas do Calhau

Obras apresentadas pelo grupo Frutos de Vez:

NOME     AUTOR
Meu sol, meu mar   Eduardo Sá
Onda nas pedras Eduardo Sá
Copos de Leite Eduardo Sá
Rosas espalhadas Eduardo Sá
Mulher rendeira Carlos Wagner Fernandes
Poderosa Carlos Wagner Fernandes
Guerreira Vanilda Mandelli
Natureza delicada Darcy M. Silva
Boi de Matraca Willian Martins
Crioulas Willian Martins
Multidão Willian Martins
Devoção Marcílio Alexandre Falcão Gomes
No rio Joe Abreu
Justiça Janete Nakatani
Urbana Janete Nakatani
Cravo e Canela Janete Nakatani
Noturno Janete Nakatani
Imigrantes Janete Nakatani
Praça da Praia Grande Janete Nakatani
Fazendo Chuá Janete Nakatani
Craquelê Janete Nakatani
Guarnicê II Janete Nakatani
Maranhão meu tesouro Janete Nakatani
Bendita Janete Nakatani
História refletida Paulo Cavalcanti
Labor pueril Paulo Cavalcanti
O adeus Paulo Cavalcanti
Navegante Osvaldo Junior
Olé Osvaldo Junior
Alcântara Osvaldo Junior
Casario Sergio Cunha
O Flautista Sergio Cunha
Francesa Rosário Maciel
Passaredo Rosário Maciel
Beira rio Kátia Borges
Casario
Kátia Borges
Pescador
Kátia Borges
Reviver
Kátia Borges
O Flautista
Kátia Borges
Olhos e bocas
Kátia Borges
Faces
Kátia Borges
O bosque
Kátia Borges
Caminho
Kátia Borges
Na praia
Kátia Borges
Drink
Marilene Vargas
Boca
Marilene Vargas
Pop casal
Marilene Vargas
Eu
Marilene Vargas
Copos de leite
Marilene Vargas
Moinhos
Marilene Vargas
Jardim de Monet
Marilene Vargas
Toureiro
Marilene Vargas
Casal romântico
Marilene Vargas
Prédios
Marilene Vargas
Destinos
Luís Moraes
Pescador
Lucas Ewerton
Destinos
Luís Moraes
Pescador
Lucas Ewerton
Delírio
Marcílio Alexandre Falcão Gomes

Fonte: Procuradoria Geral do Estado (PGE/MA)

0 comentários:

Postar um comentário