domingo, 4 de junho de 2017
A noite desta sexta-feira (2), segunda noite das prévias juninas, foi marcada por apresentações de tambor de Crioula no Centro Histórico. Os maranhenses e turistas ficaram encantado com a cultura que resiste e se fortalece ainda mais com o passar do tempo.

O tambor de crioula, que é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2007, é uma dança de origem afro-brasileira que envolve canto, percussão e características próprias das danças. Ela também é exclusiva do Maranhão, ainda que seja relacionada a outros tipos de expressões culturais de outros continentes como a África, as configurações que lhe caracterizam são restritas aos maranhenses.

A primeira atração da noite foi o Tambor Arte Nossa, que abrilhantou ainda mais o Canto da Cultura, localizado no encontro das ruas Portugal e da Estrela. Seguido pelo Tambor de Nivó e Tambor Maracrioula, do bairro da Liberdade e que há 14 anos faz a festa no Maranhão. Os artistas deram o tom da noite e exaltaram a história de devoção ao sagrado e religioso aos quatro quanto do Brasil e do mundo.

Raiza Rodrigues, turista de Goiânia, diz que ficou maravilhada com o que viu no Centro Histórico do Maranhão, além dos azulejos, Raiza salientou que a batida forte e o canto dos cantadores do tambor de crioula a fizeram querer aprender mais da expressão artística.

“Estou observando que a cultura aqui é muito forte e muito rica em diversidade de atrações, esta é a primeira vez que venho ao São João do Nordeste e estou me sentindo maravilhada com a dança do Tambor de Crioula, as apresentações estão incríveis. Eu nunca tinha visto algo tão bonito e encantador como o que vi hoje. Vocês maranhenses estão de parabéns por perpetuarem essa cultura linda, o Brasil inteiro deveria ver o que essas mulheres e suas saias maravilhosas têm a mostrar. Lindo demais! ”

A festa de prévias do São João deu uma pausa no sábado (3) e reinicia neste domingo (4), no Espigão Costeiro da Ponta D’Areia, lugar incrível, com uma das paisagens mais bonitas do Maranhão, os shows terão início às 18h.



0 comentários:

Postar um comentário