Assembleia Legislativa do Maranhão

terça-feira, 30 de maio de 2017
As festas juninas começarão mais cedo, este ano, em São Luís. A partir do dia 1º de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), promove uma prévia do São João de Todos, com apresentações variadas no Centro Histórico.

Na prévia junina, grupos folclóricos se apresentam às quintas-feiras, a partir das 18h, no Canto da Cultura, localizado no encontro das ruas Portugal e da Estrela. Às sextas-feiras, também às 18h, será a vez dos grupos de tambor de crioula fazerem a festa na praça da Faustina.

O São João de Todos começa oficialmente no dia 14 de junho, no circuito oficial formado pelos arraiais da praça Nauro Machado, praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira.
Com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 2 de julho.

O palco dos artistas maranhenses será a praça Nauro Machado, com shows às sextas-feiras e sábados. Já as atrações nacionais se apresentam aos sábados, nos arraiais do Ipem e Vila Palmeira.

Festa nos bairros
Além do circuito oficial, o Governo do Maranhão apoia arraiais em doze bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho.

O governo apoia, ainda, eventos juninos tradicionais como o encontro de grupos de bumba-meu-boi na Capela de São Pedro, na Madre Deus, realizado na virada do dia 29 de junho; e o festejo de São Marçal, no bairro João Paulo, na virada do dia 30 de junho.

O Festival de Zabumbas, que reúne grupos de bumba-meu-boi de sotaque zabumba, e o Encontro de Miolos de Boi, ambos ainda sem data definida, também foram beneficiados com o apoio cultural do Governo do Estado.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, diz que apoiar arraiais de bairro e eventos importantes como a Capela de São Pedro é uma forma de fortalecer a diversidade e a tradição do São João maranhense. Neste ano, o Governo do Estado investiu R$ 7,5 milhões para a realização das festas juninas.

Credenciamento cultural
Grupos folclóricos interessados em participar do São João de Todos podem se credenciar até o dia 23 de maio, na sede da Sectur, rua Portugal, Centro. Para o credenciamento, é necessário apresentar portfólio e documentação exigido pelo órgão, que pode ser consultada no site www.sectur.ma.gov.br.

Por meio do credenciamento cultural, técnicos da Sectur avaliam quais grupos estão aptos para participar da festa junina. A lista de habilitados será divulgada no dia 25 de maio. Desta lista, serão sorteadas as atrações que vão integrar a programação oficial do São João de Todos. Os sorteados serão divulgados no dia 1º de junho.

Recepção turística
O turista receberá atenção especial durante o São João de Todos, com recepção no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado animada por atrações juninas. Centrais de Atendimento ao Turista também serão instaladas nos arraiais do Ipem e da praça Maria Aragão, para informações e divulgação de destinos turísticos maranhenses.

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista