terça-feira, 6 de junho de 2017
A Fundação Vale, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, promove seminário sobre o tema Educação de Jovens e Adultos: concepções, práticas, institucionalidade e o papel social do setor privado. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de junho no auditório Fernando Falcão, localizado na Assembléia Legislativa do Maranhão, e no Parque Botânico da Vale, respectivamente (Mais detalhes na programação abaixo). 

Durante o evento a instituição pretende, com base nas reflexões procedentes deste seminário, avaliar as dimensões relevantes para um investimento que potencialize o trabalho em prol da institucionalidade e da sustentabilidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos territórios onde a Vale atua. O objetivo é apoiar, sobretudo, as redes de ensino responsáveis diretas pela garantia do direito público à educação.

Desde 2013, a Fundação vem realizando diversas iniciativas que fomentaram uma rede de troca de informações e experiências nessa modalidade de ensino. Destaca-se o trabalho realizado nos municípios de Canaã dos Carajás (PA), Açailândia e São Luís (MA), que contribuiu para a redução da evasão escolar e ampliação do número de matrículas.

"A nossa experiência tem mostrado a importância da articulação e mobilização de atores e instituições sociais para o fortalecimento da EJA. Nessa perspectiva, temos atuado por meio da Parceria Social Público Privada (PSPP), que pressupõe a união de esforços, recursos e conhecimento da sociedade civil, governos e setor empresarial em torno de uma agenda comum de desenvolvimento territorial", explica Andreia Rabetim, gerente de Parcerias Intersetoriais da Fundação Vale.

PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira - 6 de junho
Local
Assembleia Legislativa - Auditório Fernando Falcão
Endereço: Sítio Rangedor s/n, Calhau - São Luís
Painel 1 (18h30 às 22h)
Mesa-redonda com Eliane Ribeiro (UNIRIO), Timothy Ireland (UNESCO), Andreia Rabetim (Fundação Vale), Moacir Feitosa (secretário municipal de Educação de São Luís), Jeová  Andrade (prefeito de Canaã dos Carajás), Áurea Borges (superintendente da EJA)

Quarta-feira - 7 de junho
Local
Parque Botânico da Vale (em frente ao Hospital da Mulher)
Endereço: Avenida dos Portugueses, s/n - Anjo da Guarda - São Luís
Painel 2 (9h às 12h)
Roda de diálogo - A institucionalidade da EJA por meio de parcerias
Moderador: Prof. Diógenes Pinheiro (UNIRIO) e Andreia Rabetim (Fundação Vale)
Painel 3 (13h às 15h)
Roda de diálogo - Redes de aprendizagens: concepções e práticas para o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos
Moderador: Miguel Farah Neto (UNIRIO) e Andreia Prestes (Fundação Vale)
Comentários Finais (15h às 16h)
Moderadora: Eliane Ribeiro (UNIRIO), Timothy Ireland (UNESCO) e Andreia Rabetim (Fundação Vale).

 Fonte: Vale

0 comentários:

Postar um comentário