terça-feira, 6 de junho de 2017
Em sessão solene na Câmara dos Deputados, secretário executivo do Turismo destaca importância da cultura popular como atrativo dos destinos turísticos

Uma das maiores expressões da cultura maranhense, o Bumba meu Boi foi homenageado nesta segunda-feira (05), na Câmara dos Deputados. Principal destaque do São João do Maranhão, a manifestação cultural foi celebrada em sessão solene antecipada – o dia dedicado ao Bumba meu Boi é 30 de junho. O Ministério do Turismo vem trabalhando para transformar os festejos juninos em produto turístico capaz de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros. O secretário executivo da Pasta, Alberto Alves, esteve presente à solenidade representando o ministro Marx Beltrão.

“Cada vez mais acredito que a nossa cultura, nossa gente e a nossa gastronomia têm tudo para impulsionar, ainda mais, o turismo interno e atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil”, afirmou Alberto Alves. Segundo o ranking de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o oitavo país no quesito recursos culturais dentre 136 nações analisadas. 

A festa, de origem nordestina, está muito associada ao período junino e reúne elementos da cultura negra, indígena e europeia. O Bumba meu Boi é uma dança folclórica que conta a história de insubordinação da morte e ressurreição de um boi com personagens humanos e animais como o próprio boi, o amo, vaqueiros e índios, entre outros. Os personagens principais são, Mateus e Catirina, são os responsáveis pela apresentação dos bichos, dançando e cantando de forma cômica.

Por ser de origem negra, a dança chegou a ser proibida, mas se espalhou por todo o Brasil. A encenação, semelhante a um auto, mistura dança, música, teatro e circo. O nome da manifestação folclórica varia de acordo com a região: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba meu Boi no Maranhão; Boi Calemba no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho na Paraíba; Bumba de reis ou Reis de boi no Espírito Santo; e Boizinho no Rio Grande do Sul. Já no Rio de Janeiro é conhecido como Boi Pintadinho, enquanto em Santa Catarina é chamado de Boi de Mamão.


0 comentários:

Postar um comentário