terça-feira, 30 de maio de 2017
A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Pública iniciou, nesta segunda-feira (29), no Colégio Cintra, no bairro Anil, uma série de palestras que serão ministradas a alunos do ensino fundamental de escolas públicas da capital. O projeto tem como objetivo orientar sobre a prática consciente do descarte correto de resíduos sólidos e estimular a conscientização ambiental nas crianças e adolescentes.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Pública, Carolina Estrela, a ação tem ainda como finalidade divulgar os equipamentos públicos de coleta seletiva de resíduos sólidos implantados pela Prefeitura de São Luís, como o Ecopontos, que já funcionam em cinco bairros - Jardim América, Parque Amazonas, Bequimão, Turu e Angelim.

"Nossa intenção é inserir a sociedade no processo de coleta seletiva e responsável de resíduos. E a parceria com as escolas nos proporciona chegar até as crianças e os adolescentes com informações importantes sobre o tema, para que tenham desde muito cedo a consciência de que cada um deve fazer a sua parte para que tenhamos uma cidade mais limpa e um ambiente melhor", disse Carolina Estrela.

Ainda segundo a presidente do Comitê Gestor, as palestras visam ainda informar também sobre a funcionalidade dos Ecopontos, a estrutura, a forma de trabalho, como se dá o recebimento, a seleção e o direcionamento do material coletado para estimular a utilização dos equipamentos como instrumentos importantes em favor da limpeza urbana e da preservação ambiental.

ECOPONTOS

Cada Ecoponto tem capacidade de armazenamento de 100 toneladas de resíduos por mês, podendo variar com a demanda. Atualmente os cinco Ecopontos da cidade recebem, em média, 250 toneladas de resíduos por mês. A estrutura é padrão e possui setor administrativo, instalações sanitárias, estacionamento, áreas de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais, área de manobra de equipamentos e veículos. Todo o material coletado é encaminhados às cooperativas e associações que fazem a seleção e a comercialização do material.

O projeto de educação ambiental implantado pela Prefeitura nas escolas públicas será desenvolvido também em outras unidades de ensino da capital. "Nas palestras nós informamos também o que são resíduos sólidos, como fazer a separação, o descarte e o direcionamento correto de cada um desses materiais descartáveis", disse a engenheira ambiental Mônica Almada, uma das palestrantes do projeto.

Atenta à palestra, a estudante Jamily Vitória Pereira, 14 anos, aluna do 9º ano no Cintra, considerou as informações repassadas como muito valiosas para sua vida. "Todos nós temos de aprender a cuidar melhor da nossa cidade e do meio ambiente, para o bem do nosso futuro", disse a garota.

"Atos tão simples como fazer o descarte correto dos resíduos que nós mesmos fabricamos podem mudar a vida no planeta e a nossa também. Achei a palestra muito interessante e vou levar essas informações para minha casa também", disse o estudante Maurício Silva Nascimento, 13 anos.

0 comentários:

Postar um comentário