terça-feira, 6 de junho de 2017
A programação oficial do São João começará somente a partir do dia 14 de junho, mas, para aquecer o coração de maranhenses e turistas, as festividades juninas ganham um período todo especial antes da maior celebração da representação folclórica do Estado. São as prévias do São João de Todos, que agitaram São Luís neste primeiro final de semana do mês de junho. A festa começou na última quinta-feira (1º), na Praia Grande, com muito Bumba meu boi no canto da cultura, encontro entre as ruas Portugal e da Estrela. No dia seguinte a festa continuou por lá, mas comandada pelo batuque do Tambor de crioula. No Domingo (4) a festa foi no Espigão Costeiro, da Ponta d’Areia. 

A primeira atração da noite foi o grupo Kambada do Forró, que colocou todo mundo para dançar, tocando e cantando diversos clássicos do Forró. No show, que tinha como nome “De Gozanga a João”, a banda fez referência ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, assim como ao Maranhense do Século, o grande cantor, compositor e um dos pilares da nossa cultura popular, mestre João do Vale, perpassando por vários forrós consagrados por outros grandes nomes da música popular do Brasil. 

Em seguida, quem assumiu a festa foi o grupo Boi Novilho Branco que, respeitosamente, apresentou a sua versão de “Urrou o Boi”, de autoria do cantador Bartolomeu dos Santos, mais conhecido como Coxinho, a canção foi oficializada, através da Lei nº 5.299, datada de 12 de dezembro de 1991, como Hino Cultural e Folclórico do Maranhão, mantendo como obrigatória a sua execução antes de qualquer evento cultural e artístico realizado no estado. 

Os Novilheiros homenagearam a diversos outros compositores e intérpretes da linda cultura do nosso Maranhão. O show emocionou maranhenses e turistas, que, faziam multidão para acompanhar a beleza da dança e do canto das nossas toadas. 

A nutricionista de Porto Alegre, Bruna Pontin, de 36 anos, diz que este é o segundo dia em São Luís, ela garante também que está adorando visitar a capital maranhense, sendo esta a sua primeira estada no São João nordestino. “O mundo inteiro tem que vir para São Luís, é uma cidade que me recebeu muito bem, a cultura é linda e eu estou adorando o São João daqui. Este é o meu segundo dia no Maranhão e eu estou curtindo muito”, afirma a turista. 

Turistas de toda parte do Brasil aproveitam as prévias de São João para celebrar esta festa magnifica e, também, para conhecer mais um pouco da história do folclore maranhense. O exemplo foi o grupo de turistas de Fortaleza, Ceará, que está no seu primeiro dia e aproveitaram para fazer várias selfies e fotos, no mais novo cartão postal ludovicense, o Espigão da Ponta d’Areia. 

Quem também prestigiou a festa acompanhado pela família foi o governador Flávio Dino, que recebeu o carinho da população no local. O governador, inclusive, aceitou o convite do cantador do grupo e subiu ao palco para bater matraca com os artistas. Ele também comentou sobre as comemorações que antecedem o São João de Todos 2017. “A beleza dessa festa me deixa muito orgulhoso, é um prazer dividir esse sentimento de sentir o coração pulsando ao ouvir as matracas, pandeirões, ver todo o encanto do Bumba Meu Boi, do Tambor de Crioula, assim, em destaque, bem como todas as danças da cultura maranhense” finaliza o governador Flávio Dino. 

As apresentações da prévia junina volta na quinta-feira (08), no Canto da Cultura, no Centro Histórico de São Luís, a partir das 18h.

Fonte: SECTUR

0 comentários:

Postar um comentário